COMPARTILHE

A ministra do Mar, a secretária de Estado do Turismo e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, vão inaugurar hoje, 19 de setembro e na FIL – Feira Internacional de Lisboa, a Seatrade Cruise Med em Lisboa.

Uma visita à exposição oficializa a abertura de portas de um dos maiores eventos de cruzeiros do mundo e o maior para o mercado do mediterrâneo. Participam igualmente nas cerimónias oficiais a presidente do Porto de Lisboa, o presidente da Associação MedCruise e o presidente da CLIA – Cruise Lines International Association, assim como os mais altos responsáveis da Seatrade.

No certame, que decorre nos dias 19 e 20 de setembro, são esperados 2.500 participantes, de 65 países, entre profissionais, armadores, representantes de autoridades portuárias e expositores. É a 12ª edição da “Seatrade Cruise Med”, evento que está pela primeira vez no nosso país.

Espera-se que a realização desta feira internacional tenha um efeito multiplicador na actividade de cruzeiros no Porto de Lisboa, a exemplo do Porto de Marselha, que aumentou em 63% o número de passageiros depois de ter organizado o evento em 2012. Sobretudo porque a capital portuguesa é agora uma das mais bem servidas por infraestruturas de apoio à actividade de cruzeiros.

A par da exposição, haverá um vasto programa de conferências com oradores minuciosamente escolhidos, e os temas em destaque no certame passam pela análise ao valor e ao estado da indústria, a antevisão da procura no Mediterrâneo e nos mares adjacentes, as melhores práticas ambientais e novas oportunidades.

Um dos destaques é a realização de mais um Seatrade Cruise Awards, evento que premeia os melhores resultados no sector dos cruzeiros ao nível internacional.