COMPARTILHE

A primeira edição da Regata de Portugal, um evento que pretende celebrar Portugal e os portugueses tendo como principal tema o Mar, realiza-se de 03 a 07 de Outubro no Terminal de cruzeiros de Lisboa.

O evento, de entrada livre, com 14 horas de festa por dia, tendo início pelas 10:00 e contará com uma programação diversa onde, além da Vela, haverá também espaço para a Música, a Arte, a Gastronomia e a Sustentabilidade.

Num recinto com capacidade para 50.000 pessoas, o público vai poder assistir de perto à competição inédita da etapa portuguesa do mais importante circuito de vela profissional do mundo – o World Match Racing Tour (WMRT). São 12 equipas de velejadores profissionais a mostrar as suas habilidades tácticas, a bordo de alguns dos catamarãs mais velozes e ágeis do mundo, numa prova com acção perto da costa.

A Regata de Portugal conta também com a presença e participação de oito empresas que, no Tejo, terão o seu barco manobrado por uma equipa de velejadores experientes e, em terra, um espaço com actividades para o público e activação de marca.

O melhor da Gastronomia Marítima

O chef Vítor Sobral é o responsável pelo catering e zona de restauração do evento. Haverá dois espaços gastronómicos, com diferentes conceitos, mas um elemento em comum – o peixe.

Na “Aldeia de Pescadores” haverá vários food corners, com diferentes propostas gastronómicas e outros chefs convidados, sendo o peixe o ingrediente de eleição na maioria dos espaços. O espaço tem capacidade para cerca de 4.000 pessoas, disponibilizando mais de 600 lugares sentados.

À beira-rio, por sua vez, haverá um restaurante de cozinha de autor, com pratos assinados pelo próprio chef Vítor Sobral. O conceito é, também ele, inspirado no mar e aqui será possível almoçar e jantar com vista privilegiada sobre o Tejo.

No que concerne à musica, todos os dias, entre as 19:00 e as 22h00, a Regata de Portugal promove sunsets ao som de diferentes DJ’s portugueses.

António Manuel Teixeira