COMPARTILHE

O anúncio foi feito durante a ITB Berlim, considerada a maior feira de turismo do mundo. Portugal foi o vencedor do ITB Earth Award. Para a atribuição foi tido o “sucesso da sua estratégia turística e exemplo de liderança global no combate às alterações climáticas e à degradação ambiental”.

A definição da Estratégia Turismo 2027, elaborada pelo Governo e que, pela primeira vez, contempla metas específicas ao nível do desenvolvimento sustentável, nomeadamente em termos económico, social e ambiental, foi determinante para a atribuição do troféu.

Indo a dados concretos, e na vertente económica, “Portugal pretende atingir 80 milhões de dormidas até 2027, aumentando a procura turística por todo o país e duplicando as receitas do turismo”. Já na vertente social o objectivo passa por diminuir, em 33,5%, a sazonalidade. Para tal a aposta passa pelo aumento das qualificações. Na temática ambiental o Governo definiu que até 2027, 9 em cada 10 empresas deverão adoptar medidas eficientes de gestão de energia, água e resíduos.

Para Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, o prémio é o culminar de esforços iniciados em 2016. “Este prémio reconhece a importância da Estratégia Turismo 2027 que aprovámos em 2017, e que se norteia por metas de sustentabilidade ambiental, social e económica, bem como dos programas que implementámos para que o Turismo seja uma actividade com um impacto cada vez positivo nos territórios e nos residentes. Temos como ambição afirmar Portugal como um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo e este prémio é mais uma peça nesse caminho. Ainda temos muito trabalho pela frente e este prémio dá-nos ainda mais força para continuar”.