COMPARTILHE

Da Conta Satélite #Turismo 2017 agora divulgada, anote-se:

– Crescimento das remunerações Turismo +7,6%
– Consumo Turismo: 13,7% PIB
– Peso Turismo no Emprego: 9,4%
– VAB Turismo: 7,5%
#ET2027”

 As classificações da atractividade dos destinos depende da forma como são organizadas e da instituição que as promove.

No Tripadvisor, Paris ocupa a 1º posição como destino de compras, enquanto Lisboa ocupa o 16º lugar.

No que respeita a praias, a da Falésia em Olhos de Água ocupa 12º lugar entre 25, cabendo a honrosa primeira posição a Grace Bay Providenciales, Turks and Caicos.

A 15ª posição nas Experiências cabe à experiência de um dia de visita de Cascais e Sintra a partir de Lisboa, sendo a experiência nº 1 um workshop de culinária em Florença.

A Quinta Jardins do Lago no Funchal ocupa a 22ª posição no Top de 25 hotéis do mundo. O primeiro é Viroth’s Hotel no Cambodja.

A vulgarização dos preços baixos dos transportes e a vulgarização do uso de aplicações em telemóvel sugestivas em imagens e persuasivas em mensagens para a automatização da tomada decisões conduz a resultados que nem sempre são os reais.

Portugal cresce em número de turistas. Para fazer face à concorrência alguns estabelecimentos praticam preços de manutenção no mercado, sacrificando a qualidade dos serviços prestados por causa de baixos salários e  longas horas de trabalho que diminuem a atractividade da hotelaria como destino profissional.

Mas não se pense que o robot tudo soluciona. Pode ser uma novidade, mas de atracção muito efémera.

Com a Esperança de que o Natal seja a fonte de iluminação para 2019, desejo a todas e a todos umas Festas Felizes.

Luís Gonçalves

Nota: Apesar de escrever em desacordo com o ultimo AO, não significa que não observe a evolução. É só porque entendo que a etimologia da palavra é a raíz que sustenta a cultura de um povo.