COMPARTILHE

O Museu do Ar encontra-se localizado junto à Base Aérea nº1, na localidade da Granja do Marquês em Pêro Pinheiro, Sintra.

A exposição abarca o período do início da aviação em Portugal, fazendo o trajecto desde Bartolomeu de Gusmão no século XVIII até finais do século XX.

A área expositiva do Museu do Ar está dividida em 8 zonas: loja, hangar principal, sala dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP); sala Aeroportos e Navegação Aérea (ANA); Hangares Históricos e Sala dos Pioneiros. Num espaço de 3000 m2 estão expostos por ordem cronológica 42 aeronaves, alguns dos aviões expostos são raridades museológicas.

A nível mundial e à semelhança de outros congéneres internacionais, este museu tem no seu acervo várias réplicas à escala 1:1 de aviões importantes e significativos para a História da Aviação nacional e internacional. A exposição é complementada com um painel fotográfico que documenta os 100 anos da aviação em Portugal.

É considerado pela crítica internacional como um dos vinte melhores Museus de Aviação do mundo, graças à conservação de um acervo repartido entre a sua sede em Sintra e os seus dois pólos de Alverca e Ovar.

Em 2017, o Museu do Ar recebeu mais de 65 mil visitantes, um aumento de 30% face ao ano anterior.

(in Sintra Turismo)