COMPARTILHE

Promover o turismo sustentável através da mobilidade eléctrica. Este é o desafio do MOVELETUR – Turismo Sustentável e Mobilidade Eléctrica em Espaços Naturais, projecto que está a ser implementado em sete áreas naturais de Portugal e Espanha e que conta com a participação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)

O projecto, desenvolvido no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, conta com um orçamento de 909 mil euros, sendo que 75% deste valor é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O IPCB começou por trabalhar a mobilidade dentro da área natural da serra da Malcata, mas rapidamente estendeu a sua intervenção até Almeida, “por uma questão de facilidade de ligação às áreas naturais espanholas envolvidas na iniciativa”. A instituição é, igualmente, responsável pelo desenvolvimento de uma aplicação que permita a gestão dos espaços, disponibilize informação dos recursos, mas também que apresente a localização dos postos de carregamento e a tipologia das bicicletas e dos veículos eléctricos disponibilizados pelo programa – estão previstas 91 bicicletas eléctricas e 25 postos de carregamento.

Em Portugal as áreas naturais envolvidas são o Parque Nacional Peneda-Gerês – Ecomuseu de Barroso, o Parque Natural de Montesinho e a Reserva Natural da Serra da Malcata, e do lado espanhol integram o projecto o Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto, o Parque Natural Arribes del Duero, o Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e o Parque Regional Sierra de Gredos.