Início B2 Madeira: Conta Satélite do Turismo com valores superiores aos nacionais

Madeira: Conta Satélite do Turismo com valores superiores aos nacionais

COMPARTILHE

A Conta Satélite do Turismo da Madeira mostra em todos os indicadores valores superiores aos nacionais, o que revela a especialização deste sector económico no arquipélago.

Os dados da Conta Satélite foram apresentados por Paulo Vieira, responsável da Direcção Regional de Estatística, no primeiro Colóquio Estatística Regional da Madeira, que decorreu recentemente no Funchal.

As Contas Satélite permitem análises sobre o perfil e a evolução de um sector de forma comparável ao total da economia, apresentando dados sistematizados sobre a estrutura produtiva e a dinâmica de um determinado sector.

Paulo Vieira salientou que vai ser apresentado um inquérito sobre turismo internacional realizado com 13.500 turistas que chegaram à Madeira, no aeroporto da ilha da Madeira e no porto do Funchal, entre a segunda metade de 2015 e o ano de 2016.

Relativamente ao perfil do turista, o inquérito indica que os visitantes que chegam de avião têm uma idade média de 48 anos, que aumenta para 60 em relação aos que chegam em navios de cruzeiro (denominados excursionistas neste estudo).

Outro indicador é que a maioria dos visitantes “tem formação superior”, estando os turistas que chegam de avião sobretudo no activo em termos laborais, enquanto os excursionistas “estão já reformados”.

Em termos de satisfação, os valores obtidos são bastante satisfatórios. A taxa de aprovação da região é de cerca de 90% para os dois tipos de visitantes, gastando o turista [de avião] um montante médio por dia de 124 euros (mais oito do que no estudo anterior de 2003) e 63 euros no caso dos que viajam em cruzeiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here