Madeira com taxa de ocupação de 80% em 2016

A AHP apresentou recentemente no Funchal o balanço da performance da Hotelaria na Região Autónoma da Madeira. Durante a conferência “A Hotelaria no Funchal – Balanço & Perspetivas”, realizada na Câmara Municipal do Funchal, a AHP fez uma análise da evolução do setor nos últimos 10 anos.
De acordo com a análise da AHP, tendo em conta os dados do AHP Tourism Monitor, a Madeira tem vindo a consolidar a sua posição de destino-estrela em termos de Taxa de Ocupação no panorama nacional e 2016 foi um ano em que a região atingiu números recordes neste indicador, tendo ultrapassados os 80%.
A comparação com a média da hotelaria nacional no mesmo período, mostra que a taxa de ocupação é constantemente superior na Madeira, tendo ultrapassado os 80%, em 2016, pela primeira vez nos últimos 10 anos.
Por outro lado, de acordo com a análise da AHP, este destino é bastante menos afetado pela sazonalidade, uma tendência que veio a consolidar-se mais recentemente, com uma taxa de ocupação em época baixa a rondar os 60%.
Por último, salienta-se o crescimento da taxa de ocupação na Madeira nas categorias de 5 e 3 estrelas a registarem em 2016 as evoluções mais positivas, 5.8p.p. e 8.4p.p., respetivamente, face a 2015.
Na Madeira, o preço médio por quarto ocupado apresenta vários “picos” por ano, por oposição à média nacional, que revela apenas uma época alta, o que se traduz num aumento do ARR neste destino de 4,8% no ano de 2016.
Também neste indicador, o destaque é para categoria de 5 estrelas que cresceu 10% em 2016 face ao período homólogo, impulsionando o aumento sustentado da média de preços de quartos ocupados de todas as categorias.
Também o REVPAR tem subido de forma consistente e muito expressiva nos últimos anos, crescendo 12% em 2016 face a 2015, alavancado sobretudo pelas unidades de 5 e 3 estrelas, que cresceram 18% e 17% em 2016, como consequência do crescimento na TO e ARR acima referidos.
É também na estada média na hotelaria da Madeira que reside o primeiro lugar do pódio com 5,9 dias em 2016. A estada média da Madeira é a maior de todos os destinos turísticos nacionais.
Mercados Emissores
Em 2016, identificam-se o mercado alemão, seguido do britânico, do francês (apesar de evidenciar um decréscimo face a 2015) e o mercado interno como os principais mercados emissores para os hotéis da Madeira. De salientar crescimentos superiores a 25% no mercado norte-americano e o nos mercados do norte da europa, com destaque para o dinamarquês.
As dormidas por canal de distribuição na região da Madeira resultam em mais de 70% das agências/operadores turísticos.