Low cost nórdica Primera Air faliu. E agora?

  • Milhares de passageiros são afectados na Europa – incluindo Portugal

A companhia aérea nórdica Primera Air acaba de declarar falência, deixando de voar desde o dia 01 de outubro, deixando em terra passageiros portugueses, sobretudo em Faro, Funchal e Lisboa

Esta decisão da companhia low-cost afecta milhares de passageiros na Europa – incluindo Portugal. Na sequência do pedido de insolvência, registado também ontem, a Primera Air confirmou que as operações de voo cessaram à meia-noite de 1 de outubro, o que significa que todos os voos marcados deixam de ser válidos. Os passageiros retidos poderão conseguir regressar a casa sem custos adicionais se tiverem reservado o voo de regresso como parte de um pacote de viagem.

Entretanto, outras companhias aéreas estão já oferecer tarifas especiais para o retorno.

Quem, por outro lado, querer solicitar o reembolso do seu voo, a lei refere que os passageiros têm direito a reembolso quando reservam o voo através de uma agência de viagens ou de uma companhia aérea parceira.

Se os voos estiverem cobertos por planos de seguro de viagem, as agências de viagens ou as companhias aéreas parceiras podem ser responsáveis. No caso de férias organizadas, a cobertura deve ser garantida.

Outra opção de compensação é para passageiros que reservaram directamente com a Primera Air e pagaram com cartão de crédito. O pagamento pode ser anulado antes de ser creditado na conta da companhia aérea. Mesmo que os montantes já tenham sido debitados, tratando-se de um caso de falência é possível conseguir o reembolso. Para isso, o passageiro deve enviar um documento para a respectiva empresa/banco emissora do cartão de crédito, que certifica o pedido mal sucedido da companhia aérea».

No entanto, no dizer da AirHelp, infelizmente, os passageiros da Primera Air que sofreram uma perturbação de voo elegível para compensação já não poderão solicitar qualquer indemnização, a menos que o seu voo tenha sido operado por uma companhia aérea diferente.