Início Turismo Loja interactiva do Aeroporto do Porto tem maior procura

Loja interactiva do Aeroporto do Porto tem maior procura

COMPARTILHE

 

A loja de turismo do Aeroporto Sá Carneiro (Porto) registou um aumento de procura de sete por cento em janeiro, face a mês homólogo de 2017, tendo sido contabilizados 10.828 visitantes.

Segundo a Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP), regista-se um aumento de sete por cento no número de atendimentos em relação ao mês de janeiro do ano anterior. Os espanhóis constituem o maior número de turistas, mantendo-se desde dezembro de 2017 na liderança do Top 5 de atendimentos, com 1.721 visitantes (+ 1% do que em 2017).

No mesmo ranking, a França aparece em segundo lugar, com 1.734 visitantes (+3%) do que em 2017, e em terceiro lugar surge o Reino Unido com 921 (-9%). A Alemanha vem em quarto lugar com 794 visitantes (-12%) e em quinto está Itália, com 754 (+18%).

No entanto, para a TPNP há a destacar o aumento de turistas oriundos da Argentina (+38%), bem como do leste europeu, tanto da União Europeia (EU), como fora da EU (+ 43% e + 44%, respectivamente).

O Turismo de Negócios, no qual se incluem as conferências e viagens de incentivos, tem um “especial destaque” com um aumento de 9% face a janeiro de 2017, embora no topo da lista dos três primeiros produtos estratégicos do Norte ainda estejam o ‘city short breaks’ (+3%) e o ‘touring cultural (+2%).

A Gastronomia e Vinhos aparecem em 4.º lugar das motivações dos turistas e registaram um acréscimo de 6%.

Apesar da hotelaria tradicional se manter no topo da procura e até ter aumentado de dois por cento, é o Alojamento Local (Hostel, Guest House, Apartamentos) que regista o maior aumento face ao ano anterior (+12%).

Estadas de dois a três dias continuam a ser o período mais comum (mais cinco por cento) nas visitas ao Norte de Portugal. Mas o período de estada de turistas de quatro/cinco dias aumentou sete por cento em relação a 2017.