Lisboa: touring cultural destrona MICE

Dados do inquérito “Balanço e Pespetivas” levado a cabo, entre 20 de Novembro e 11 de Dezembro, junto dos empreendimentos turísticos associados da AHP trazem algumas surpresas. A primeira delas é que reside no crescimento registado pelo touring cultural, nomeadamente em Lisboa, que levou a que, apesar do aumento da realização de eventos na capital portuguesa, o MICE deixe de constar no top 3 dos melhores segmentos – o lazer e os city breaks mantém as duas primeiras posições.

Outra novidade reside no facto de, pela primeira vez, Setembro ter sido considerado o melhor mês de verão. Destaque ainda para o crescimento da procura interna não sendo o principal mercado apenas em Lisboa e na Madeira. No caso do Algarve convém referir que esta subida deve-se, em grande parte, à descida acentuada do mercado britânico.

Para o próximo ano as previsões são de uma subida em todos os parâmetros, excepto na taxa de ocupação (fruto do abrandamento do crescimento do turismo) e da estada média (que tem permanecido inalterada). Os valores não serão tão bons (ou poderão ser contrariados) devida à existência de alguns constrangimentos. Com o impacto do Brexit a preocupar grande parte dos inquiridos, principalmente nas regiões do Algarve

por Alexandra Costa