COMPARTILHE

A Entidade Regional do Turismo (ERT) do Alentejo / Ribatejo lançou recentemente o Guia dos Restaurantes Certificados da Lezíria do Tejo e a Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo, duas publicações muito úteis para os apreciadores da gastronomia verdadeiramente tradicional ou nela inspirada. A apresentação destas duas publicações aconteceu na Casa do Campino, numa ação integrada na realização da 38ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.

O Guia dos Restaurantes Certificados da Lezíria do Tejo – editado em português, inglês, espanhol e francês – apresenta 36 restaurantes certificados que, voluntariamente, aderiram ao projecto da ERT que visa dignificar, salvaguardar e promover os produtos endógenos e o espólio gastronómico da lezíria, dentro e fora de portas.

A obra – que contém cerca de 600 receitas tradicionais – resulta de uma vasta pesquisa e de mais de uma centena de entrevistas, realizadas ao longo de cerca de dois anos pela Confraria da Gastronomia do Ribatejo, no âmbito do projeto de valorização, salvaguarda e promoção da gastronomia e dos produtos endógenos ribatejanos, implementado pela Entidade Regional de Turismo.

Composta por dois volumes, a Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo reflecte, os aspetos históricos da alimentação há mais de 50 anos, do ponto de vista etnográfico e social, e também apresenta a importância da carne de touro bravo na gastronomia regional e um conjunto de receituário antigos transmitidos oralmente, que podem inspirar os novos chefs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here