COMPARTILHE

A escola profissional IDS arranca, no próximo ano lectivo, com uma nova formação gratuita de três anos em Recepção Hoteleira, que dá equivalência ao 12º ano.

Podem candidatar-se a este curso profissional alunos com o 9º ano e, depois dos três anos, ficam com a escolaridade obrigatória completa, recebendo um Diploma de Qualificação Profissional de Nível 4 e equivalência ao 12º ano. Com esta certificação os alunos podem entrar de imediato no mercado de trabalho, seguir para os cursos técnico-superiores profissionais ou prosseguir os estudos numa licenciatura na universidade.

Os cursos ministrados no IDS – que incluem formações nas áreas de apoio jurídico, serviços sociais e artes do espectáculo – são gratuitos e os alunos mais carenciados recebem apoio para a alimentação e o passe social, através do financiamento da entidade que detém a escola: a Fundação António de Silva Leal.

Os números confirmam que este é um curso com elevadas saídas profissionais: segundo os últimos dados de emprego do Instituto Nacional de Estatística (INE), os sectores da restauração e alojamento turístico registaram, o ano passado, 323,2 mil postos de trabalho. A liderança deste sector na criação de emprego é destacada pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) que dá conta de 44 mil novos empregos nesta área (120 por dia), em 2017, o que significa um aumento de 16% face a 2016.