Segundo o Santiago Magazine da passada terça-feira, o acordo com a companhia aérea da Islândia já terá sido assinado em Paris. Todavia, ainda não foram revelados os valores em jogo, nem a percentagem exacta do capital que passa para o novo parceiro estratégico. Sabe-se que o capital social, será de 100 milhões de euros.
Curiosamente, o jornal espanhol ABC colocou uma notícia, “não confirmada”, há já algum tempo referindo que o Governo de Cabo Verde iria lançar no mercado uma nova companhia aérea, a chamar-se TACV Internacional, e que começará com um capital social de 100 milhões de euros.
O Governo de Cabo Verde terá vendido à Icelandair, companhia islandesa, a maior parte das acções da futura TACV Internacional, empresa que surge com o novo plano de reestruturação da transportadora de bandeira nacional apresentado pelo Executivo cabo-verdiano ao Banco Mundial e que implica ainda a saída da TACV das operações internas a partir de 01 agosto.
Também a SATA, companhia aérea dos Açores, fará parte do capital da TACV Internacional, mas com um investimento menor.
Também se refere que a Icelandair vai investir no imediato em quatro Boeings, sendo três B.757 e um B.767, sendo que a base da nova companhia irá deslocar-se para o Sal, onde se vai pôr em pratica o projecto do “hub” aéreo cabo-verdiano.
Os quatro Boeings, segundo fonte do Santiago Magazine, vão permitir à TACV Internacional ter pela primeira vez dois voos semanais para os Estados unidos da América (um para Boston e outro para Miami), ligações diárias para Lisboa e voos separados para Paris (França) e Amesterdão, na Holanda. O plano da TACV Internacional prevê ainda o recomeço dos charters para fazer concorrência aos voos low cost para Boa Vista e Sal. Em princípio, a operadora islandesa deverá trazer mais um Boeing 737 para os voos regionais.