Governo: 10 milhões para “alargar o turismo a todo o território”

Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, anunciou a abertura de uma nova fase de candidaturas da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior. O valor anunciado é de 10 milhões de euros. Valor que, para Ana Mendes Godinho, contribuirá para “abrir o mapa turístico de Portugal» cada vez mais, alargando o turismo a todo o território”.

A linha, criada em 2017, teve, nas suas duas fases, quase duas mil candidaturas, tendo sido aprovados 216 projectos, num investimento total associado de 69 milhões de euros e um incentivo de 46 milhões. O número de candidaturas é, para Ana Mendes Godinho, sinal de que a linha é “um instrumento fundamental para a dinamização do turismo no interior”, nomeadamente “nos territórios de baixa densidade”.

A nova fase está direccionada para projectos de turismo de natureza; que valorizem recursos endógenos e desenvolvam novos produtos de enoturismo; turismo termal e turismo equestre; que desenvolvam rotas culturais e de turismo militar; e que criem infraestruturas de apoio ao auto caravanismo. Projectos maioritariamente localizados nas regiões do Centro, Alentejo e Norte, “que registaram um crescimento superior a 20% nos últimos dois anos”.

por Alexandra Costa