COMPARTILHE

Os portos da Madeira e a ANA-Aeroportos estimam em cerca de 40 mil visitantes que devem chegar à Madeira no final do ano. Estes dados são calculados na base da chegada à Madeira de 10 navios de cruzeiro – AIDAnova, AIDAstella, Balmoral, Columbus, Marco Polo, Marella Dream, Mein Schiff 1,  Queen Victoria, Ventura e Zenith,- e e na realização de 40 voos extra (cerca de seis mil passageiros), grande parte fretada por operadores turísticos nacionais como a Solférias, Soltrópico, Sonhando e Viajar Tours, entre outros.

Curiosamente, o número de navios será o mesmo do ano passado, 10 ao todo que este ano aportarão ou ficarão fundeados ao largo para a noite da passagem do ano, mas a Administração dos Portos da Madeira (APRAM) estima que tragam 25 mil passageiros mais nove mil tripulantes, com o número de passageiros a aumentar em relação ao ano passado.

Refira-se ainda que de todos os navios que chegaram ao porto do Funchal, aquando das doze badaladas e o início do tradicional fogo de artifício, apenas estarão no porto do Funchal dois navios: o “Ventura” no cais sul e “Marella Dream” no cais norte. Os restantes ficarão fundeados ao largo.

Desde o dia 19 de dezembro deste ano – altura em que a companhia de baixo custo easyJet fez dois voos extra – e até dia 03 de janeiro de 2019, são 40 os voos extra provenientes de Lisboa, Porto e Ponta Delgada que chegam ao Aeroporto Cristiano Ronaldo.

Segundo os dados fornecidos pela ANA-Aeroportos, o número total de passageiros poderá aumentar já que a companhia de bandeira portuguesa irá operar alguns destes voos com um Airbus A330, com capacidade para 268 passageiros.