Início B4 Embraer e Boeing criam parceria para fabricar aeronaves comerciais

Embraer e Boeing criam parceria para fabricar aeronaves comerciais

COMPARTILHE

A fabricante de aeronaves brasileira Embraer e a norte-americana Boeing anunciaram a assinatura um memorando para a criação de uma nova empresa voltada para a fabricação ode aeronaves comerciais.

Segundo um comunicado conjunto divulgado aos investidores das duas empresas o acordo não vinculativo propõe a formação de uma ‘joint-venture’ [parceria] que contempla os negócios e serviços de aviação comercial da Embraer, estrategicamente alinhada com as operações de desenvolvimento comercial, produção, marketing e serviços de suporte da Boeing.

Nos termos do acordo anunciado, a Boeing deterá 80% da nova empresa e a Embraer os 20% restantes.

O mesmo documento informa que a transação avalia 100% das operações e serviços de aviação comercial da Embraer em cerca de 4 mil milhões de euros e contempla o pagamento por parte da Boeing do valor de 3,2 mil milhões de euros pelos 80% de propriedade na parceria.

Com a concretização do negócio, a nova empresa irá fabricar e oferecer uma linha de aeronaves de passageiros de 70 a mais de 450 assentos, além de aviões de carga.

Uma vez consumada a transacção, a ‘joint-venture’ na área de aviação comercial será liderada por uma equipa de executivos sediada no Brasil, incluindo um presidente e um presidente executivo.

A Boeing terá o controle operacional e de gestão da nova empresa, que responderá directamente ao presidente, Dennis Muilenburg.

O comunicado diz também que o acordo em definitivo para a criação da nova empresa deve ser assinado em definitivo até ao fim de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here