COMPARTILHE

“COISAS” DO DIA DE HOJE

Hoje é sexta-feira, 30 de novembro, tricentésimo trigésimo quarto dia do ano.
Dia Mundial Cidades pela Vida – Cidades contra a Pena de Morte, Dia das Livrarias e Dia Internacional da Cidade Educadora.
Faltam 31 dias para o final de 2018.

O QUE ACONTECEU NESTE DIA EM …

Nesta data, em 1782 eram assinados, em Paris, os primeiros acordos que punham termo à guerra da independência dos EUA e em 1786 era abolida a pena de morte no primeiro estado europeu, o Grão-Ducado da Toscânia, a Norte de Itália. No dia 30 de novembro de 1935 morria o escritor e poeta Fernando Pessoa, no hospital de S. Luís dos Franceses, em Lisboa. Em 1939, a URSS entrava em guerra com a Finlândia, o que custaria aos soviéticos a expulsão da Sociedade das Nações.

Em 1962, U-Thant era eleito Secretário-Geral das Nações Unidas. Em 1966, Barbados ascendiam à independência. Em 1967, era proclamada a república democrática do Iémen do Sul. Em 1985, Corazon Aquino, viúva de Benigno Aquino, dirigente da oposição filipina assassinado, era indicada para candidata às eleições presidenciais.
Em 1986, morria o ator norte-americano Cary Grant, 82 anos. Em 1987, o dólar fechava em Tóquio ao seu mais baixo nível do pós-guerra (132,45 ienes). Em 1989, um atentado bombista matava, em Frankfurt, Alfred Herrhausen, presidente do Deutsche Bank. Em 1990, o Diário de Lisboa, vespertino editado desde 1921, cessava a publicação. No mesmo dia, o líder iraquiano Saddam Hussein rejeitava a resolução 678 das Nações Unidas, para a retirada do Kuwait.
Em 1995, morria o jornalista, poeta e romancista Fernando Assis Pacheco, 58 anos, autor de algumas das mais importantes peças do jornalismo português, em particular no Diário de Lisboa e no semanário O Jornal, que ajudara a fundar. Na sua obra literária destacam-se “Walt”, “Trabalhos e Paixões de Benito Prada” e a poesia, que reuniu em “Musa Irregular”.

Em 1997, Diana Raquel era a primeira portuguesa a vencer o concurso Super-model of the World. Em 1998, terminava, em Albufeira, com a assinatura de um acordo conjunto sobre a gestão da água, a XV Cimeira Luso-Espanhola. Em 2000, o general guineense Ansumane Mané era morto a tiro a cerca de 50 Km da capital.

Na mesma data, véspera do Dia Mundial da Sida, Portugal era indicado como o país da União Europeia com a maior taxa de incidência do vírus: 88,3 casos por milhão de habitantes. Em 2001, morria o ex-Beatle George Harrison, 58 anos, autor de “Here Comes the Sun”.
Em 2003, morria Jesus Correia, 79 anos, o último dos Cinco Violinos do futebol do Sporting e campeão do mundo de hóquei em patins. No Iraque, eram mortos dois diplomatas japoneses, em Tikrit. E, na Libéria, começava o processo de desarmamento e desmobilização, sob a supervisão da ONU, após 14 anos de guerra civil.

Em 2004, o presidente da República, Jorge Sampaio, comunicava a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições legislativas antecipadas. Em Itália, uma greve geral contra a política de Sílvio Berlusconi paralisava o país. No mesmo dia, vários atentados no Iraque causavam a morte a 135 soldados norte-americanos. Foram as 24 horas mais sangrentas no território, desde o início da guerra, em 2003.

Em 2005, Mário Cesariny recebia a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e a NASA confirmava a existência de água em Marte, pouco tempo depois da formação do planeta de quatro mil milhões de anos.

Em 2006, o Parlamento aprovava a Lei das Finanças Regionais, enquanto a Cimenteira da Secil no Outão iniciava testes de coincineração de resíduos industriais perigosos. O Papa Bento XVI e o patriarca ortodoxo grego de Constantinopla, Bartolomeu I, assinavam a declaração conjunta de apelo à união de católicos e cristãos ortodoxos contra as ameaças à tradição cristã e liberdade religiosa. A Microsoft lançava o Windows Vista, o Office System 2007 e o Exchange Server 2007 para empresas. A chinesa Ma Xiaoxi era eleita pela Confederação Asiática de Futebol a melhor futebolista jovem da Ásia, um prémio atribuído até agora só a homens. O causídico João Trigo de Morais recebia o Prémio de Deontologia da Ordem dos Advogados. O poeta espanhol Pere Gimferrer vencia a 8.ª edição do Prémio Internacional de Poesia e Ensaio Octávio Paz, enquanto o poeta António Ramos Rosa vencia o Grande Prémio de Poesia APE/CTT 2005. A escritora Eduarda Chiote, com a recolha poética “O Meu Lugar à Mesa”, vencia a edição 2006 do Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes, atribuído pela Câmara Municipal de Amarante, enquanto o poeta espanhol António Gamoneda era distinguido com o Prémio Cervantes 2006, considerado o mais importante das letras hispânicas.

Em 2007, a polícia neozelandesa detinha um homem que roubou mais de 20 milhões de dólares de contas bancárias, através de programas de computador, e que pertence a uma rede internacional de piratas informáticos, e o quadro do pintor veneziano Giovanni Tiepolo, “A Deposição de Cristo no Túmulo”, era arrematado em leilão pelo Estado português, por 1,5 milhões de euros.

Em 2009, o escritor mexicano José Emilio Pacheco vencia o Prémio Cervantes, o maior galardão das letras, pelo conjunto da sua obra. Acelerador de Partículas do CERN batia recorde de velocidade. O LHC, construído para sondar os segredos da criação do universo, atingia uma velocidade nunca antes atingida, ao impelir os dois feixes de protões a uma energia de 1,18 Tera eletrão-volt (TeV).
Em 2011, morria João Oliveira Martins, antigo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações entre 1985 e 1990, em dois executivos chefiados pelo então primeiro-ministro Cavaco Silva. Tinha 77 anos.

Em 2012, morria Inder Kumar Gujral, antigo primeiro-ministro indiano. Tinha 92 anos.

Em 2015, morria Victor Roque Amaro, maestro e antigo diretor do Coral Vértice e fundador do Concertus Antiquus.

Em 2016, Michael ‘Jim’ Delligatti, empresário que inventou o Big Mac, em 1967, produto da marca McDonald’s, morria aos 98 anos.

Em 2017, morria, aos 61 anos, em Lisboa, Zé Pedro, guitarrista dos Xutos e Pontapés.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here