COMPARTILHE

“COISAS” DO DIA DE HOJE

Hoje é segunda-feira, 17 de setembro, ducentésimo sexagésimo dia do ano.
Faltam 105 dias para o final de 2018.
Dia da Compreensão Mundial.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Virgem, destacando-se o matemático, filósofo e político Marquês de Condorcet (1743), o escritor e médico William Carlos Williams (1883), o escritor Guerra Junqueiro (1850), o poeta José Régio (1901) e o primeiro presidente angolano Agostinho Neto (1922).

O QUE ACONTECEU NESTE DIA EM …

Nesta data, em 1768, morria Manuel da Maia, um dos obreiros da reconstrução da cidade de Lisboa após o terramoto de 1755. Em 1787, era proclamada a primeira Constituição política dos Estados Unidos da América.

Em 1922, António José de Almeida, Presidente da República Portuguesa, era o primeiro Chefe de Estado a visitar o Brasil, após a independência do país. Em 1939, de acordo com o pacto estabelecido com a Alemanha nazi, o Exército soviético invadia a Polónia Oriental. Em 1948, o conde Folke Bernadotte, mediador da ONU no conflito palestiniano, era assassinado perto de Jerusalém.

Em 1980, Anastasio Somoza, ex-presidente da Nicarágua, exilado no Paraguai, morria num atentado bombista. Em 1985, uma vaga de incêndios florestais assolava as regiões norte e centro do país. Em 1986, morriam 170 mineiros na mina de ouro de Kinross, uma das mais ricas da Africa do Sul.

Em 1988, começavam, em Seul, os XXIV Jogos Olímpicos da era moderna. Em 1991, o número de países membros da ONU passava para 166, com a admissão das duas Coreias, dos três estados bálticos, da Micronésia e das ilhas Marshall.

Em 1994, morria Karl Popper, 94 anos, filósofo britânico de origem austríaca, uma das principais vozes antimarxistas do século XX. Em 2002, Portugal cedia instalações nas embaixadas de Nova Iorque, Bruxelas e Austrália, ao mais recente membro das Nações Unidas, Timor-Leste.

Em 2003, o Instituto de Estradas de Portugal divulgava os resultados da inspecção às pontes pedonais existentes no país. E o Governo português colocava no mercado 750 milhões de euros de bilhetes do Tesouro. Era a terceira emissão de títulos em dois meses, após um interregno de quatro anos.

Em 2004, o sequestro da escola de Beslan, na Ossétia do Norte, Rússia, era reivindicado por Chamil Bassaiev, chefe separatista radical tchecheno. No mesmo dia, Portugal, Espanha, França e Holanda estabeleciam o acordo para um sistema de segurança militarizada.

Em 2005, o Governo anunciava a prestação extraordinária para idosos com rendimentos inferiores a 300 euros por mês. E o presidente do Irão insistia no programa de enriquecimento do urânio e convida empresas estrangeiras a participar no projecto. No Iraque, um atentado no mercado de Bagdad provocava mais de 60 vítimas.

Em 2006, o comité monetário e financeiro do Fundo Monetário Internacional aprovava a reforma interna da organização, que prevê dar mais peso às economias emergentes da China, Coreia do Sul, Turquia e México, enquanto o presidente iraniano assinava, em Caracas, acordos no sector energético com o presidente da Venezuela. Morria José Sommer Ribeiro, 82 anos, arquitecto, ex-director da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, antigo director do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Grande Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e Grande Oficial da Ordem de Mérito.

Em 2007, as escolas passavam a poder efectuar a contratação directa de professores para assegurar, entre outros casos, a substituição temporária de docentes, e morria o professor Armando Simões dos Santos, fundador da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, com 75 anos, vítima de doença prolongada.

Em 2008, morria o cubano Humberto Solas, um dos cineastas mais importantes da América Latina e fundador do Festival do Cinema Pobre, em Havana, aos 66 anos de idade.

Em 2009, p prosador, poeta e dramaturgo português, Miguel Barbosa era distinguido pela União Brasileira de Escritores com a Medalha Jorge Amado. Morria Henry Gibson, ator norte-americano, com desempenhos conhecidos em “Nashville” e “The Long Goodbye”. Tinha 73 anos.
Em 2012, morria Ermelinda Freitas, uma das grandes impulsionadoras da Casa Ermelinda Freitas, produtora de vinhos de Palmela. Tinha 81 anos.

Em 2014 – Paula Teixeira da Cruz, à altura ministra da Justiça, assumiu a responsabilidade politica pelo caos e problemas causados pela plataforma “Citius”.

Em 2015, Moçambique declarava que estava livre de minas antipessoais, ao fim de mais de duas décadas de um programa de desminagem em todo o país, um dos cinco mais ameaçados do mundo por este tipo de engenhos.

– O Parlamento Europeu vota favoravelmente a proposta da Comissão Europeia para a criação de um mecanismo para recolocar mais 120 mil refugiados pelos Estados-membros.

– A Rússia confirmou que o avião que caiu na Península do Sinai, no Egipto, tinha uma bomba a bordo.