Início aconteceu Efemérides do dia de hoje – 09 agosto  2018

Efemérides do dia de hoje – 09 agosto  2018

COMPARTILHE

“COISAS” DO DIA DE HOJE

Hoje é quinta-feira, 09 de agosto, ducentésimo vigésimo primeiro dia do ano.
Celebra-se o Dia Internacional das Populações Indígenas.
Faltam 144 dias para o final de 2018.
Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova. Lua Nova, dia 11, às 10:58. O Sol nasce às 06:45 e o ocaso regista-se às 20:39.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Leão, destacando-se o biógrafo inglês Izaak Walton (1593), o poeta e dramaturgo inglês John Dryden (1631), o dramaturgo russo Leonid Andreyev (1871), o compositor francês de origem latina Reynaldo Hahn (1875), o pioneiro da psicologia do desenvolvimento Jean Piaget (1896), a atriz Melanie Griffith (1957), e o poeta e artista plástico Mário Cesariny de Vasconcelos (1923), fundador do primeiro movimento surrealista português, em 1947, autor de “Corpo Visível”, “Pena Capital”, “Nobilíssima Visão”.

O QUE ACONTECEU NESTE DIA EM …

Nesta data, em 1842, o Canadá e os EUA assinavam o Tratado Webster-Ashburton, estabelecendo a linha de fronteira entre os dois países, ao longo das Montanhas Rochosas. Em 1862, em plena Guerra Civil, dava-se a Batalha de Cedar Mountain, na Virgínia, entre as forças “yankees” do general John Pope e as confederadas de Robert E.Lee.

Em 1942, a Coroa Britânica ordenava a prisão de Mohandas Karamchand Gandhi, Mahatma Gandhi, o líder nacionalista indiano. Em 1944, na II Guerra Mundial, o general Eisenhower, comandante das forças aliadas na Europa, abria o Quartel-general em França. Um ano depois, os EUA lançavam a segunda bomba atómica sobre Nagasaki, Japão. Com o nome de código “Fat Man”, a bomba causaria a morte a cerca de 70 mil pessoas, mais de cem mil feridos e a destruição da cidade.

Em 1953, o general Craveiro Lopes era investido presidente da República Portuguesa, sucedendo a Óscar Carmona, que se mantivera no cargo até à morte. Um ano depois, era decretada a reorganização dos serviços da PIDE – Polícia de Investigação e Defesa do Estado. O Governo aumentava os poderes da polícia política, ampliando a detenção, sem controlo judicial, de três meses para 360 dias, passando também a instrução preparatória dos processos a ser da competência do pessoal dirigente da organização. Foi ainda criado um quadro para o controlo da investigação nos territórios em África.
Em 1958, Américo Tomás assumia a Presidência da República, depois da maciça fraude eleitoral que impedira a eleição do general Humberto Delgado. Em 1961, na Guerra Colonial em Angola, as forças portuguesas entravam em Nambuangongo. Um ano depois, em 1962, morria o escritor alemão Hermann Hesse, 85 anos. Em 1974, Gerald Ford, vice-presidente do demissionário Richard Nixon, era investido presidente dos EUA.

Em 1975, morria o compositor russo Dmitri Shostakovich, 69 anos. Em 1978, Nobre da Costa era indigitado primeiro-ministro. Em 1990, o Conselho de Segurança das Nações Unidas declarava nula e de nenhum efeito a anexação do Kuwait pelo Iraque. Em 1991, morria Vasco da Gama Fernandes, advogado, opositor à ditadura do Estado Novo, vice-presidente da Assembleia Constituinte e o primeiro presidente da Assembleia da República, após o 25 de Abril de 1974. Em 1992, terminavam os XXII Jogos Olímpicos da era moderna, em Barcelona, Catalunha. Em 1995, Fernanda Ribeiro e Carla Sacramento conquistavam as medalhas de ouro e bronze, respetivamente, nas provas de 10 mil e 1.500 metros nos Mundiais de Atletismo de Gotemburgo, Suécia.

Em 1997, a atleta portuguesa Manuela Machado conquistava a Medalha de Prata na maratona dos Campeonatos do Mundo. Em 1999, o presidente da Rússia, Boris Ieltsin, nomeava Vladimir Putin, chefe dos serviços secretos russos, primeiro-ministro. Em 2002, a RTP comprava 75 por cento do capital da NTV. No mesmo dia, começava a circular em Lisboa o primeiro táxi com a “lanterna antifraude”.
Em 2003, o representante do secretário-geral da ONU para o Iraque, Sérgio Vieira de Mello, assegurava, no Cairo, que as Nações Unidas estavam a trabalhar para a realização de “eleições livres, justas e democráticas, no país, em 2004”.

Em 2004, demitia-se Adelino Salvado, diretor nacional da Polícia Judiciária. No mesmo dia, o Eurocorpo, unidade de ação rápida da NATO, assumia o comando da força militar no Afeganistão. Em Nova Iorque, o preço do crude, por barril, atingia o valor recorde de 44,98 dólares.

Em 2005, Isaltino Morais formalizava a candidatura à Câmara de Oeiras e abandonava o PSD, com críticas ao líder, Marques Mandes. O Irão retomava o programa nuclear de reconversão do urânio. E o vaivém Discovery regressava da missão espacial de 14 dias, aterrando na base de Edwards, na Califórnia, um dia depois da data prevista.

Em 2006, o governo israelita dava luz verde à ocupação de uma faixa de 30 quilómetros, no Sul do Líbano. O balanço oficial das vítimas do conflito ascendia então a 1.087 mortos, 3.568 feridos e mais de 915.000 deslocados. Na mesma data, era criado o Museu Colecção Berardo.

Em 2007, morria Ulrich Plenzdorf, 72 anos, escritor e argumentista alemão, autor de “Die neuen Leiden des jungen W.” (The New Sufferings of Young W.”, recebido pela crítica como uma paródia do clássico de Goethe “A Paixão do Jovem Werther”, e de “Die Legende von Paul und Paula” (“The Legend of Paul and Paula”. Morria também Germán Pedro Ibáñez, 79 anos, músico cubano, diretor do grupo Septeto Habanero.

Em 2008, morria o ator e cómico norte-americano Bernie Mac, aos 50 anos, devido ao agravamento da pneumonia de que estava a ser tratado. Famoso pela participação em filmes como “Ocean’s Eleven” e a mais recente versão de “Os Anjos de Charlie” e uma das principais figuras do programa televisivo “King of Comedy”, Bernie Mac foi internado por problemas pulmonares.

Em 2010, a primeira polícia municipal dos Açores, formalmente criada em fevereiro de 2009, iniciava a patrulha das ruas da cidade de Ponta Delgada.

Em 2012, morria, com 80 anos, Piotr Fomenko, um dos mais famosos encenadores russos, num hospital de Moscovo, Rússia.

Em 2013, Urbano Tavares Rodrigues, escritor e jornalista, morria aos 89 anos.

Em 2014, morria Andrei Bal, antigo futebolista internacional soviético. Tinha 56 anos.

Em 2017, morria, aos 87 anos, Ruth Pfau, religiosa alemã com formação em Medicina que dedicou a vida a combater a lepra no Paquistão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here