COMPARTILHE

“COISAS” DO DIA DE HOJE

Hoje é quinta-feira, 08 de novembro, tricentésimo décimo segundo dia do ano.
Dia Mundial da Usabilidade e Dia Mundial do Urbanismo.
Faltam 53 dias para o final de 2018.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Escorpião, destacando-se, entre eles, o astrónomo britânico Edmund Halley (1656), a actriz norte-americana Katherine Hepburn (1909) e o cirurgião sul-africano Christian Barnard (1922), pioneiro das transplantações cardíacas.

O QUE ACONTECEU NESTE DIA EM …

Nesta data, em 1519, o conquistador espanhol Fernando Cortez chegava à cidade do México. Em 1793, o Museu do Louvre, em Paris, abria as portas ao público. Em 1860, morria o poeta romântico Soares de Passos. Em 1864, enquanto prosseguia a guerra civil norte-americana, Abraham Lincoln era eleito para o segundo mandato como Presidente dos EUA.
Em 1917, na sequência da Revolução de Outubro, Lenine assumia a presidência do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética e Leon Trostky era nomeado primeiro-ministro. Em 1951, era inaugurado o Teatro Monumental de Lisboa.

Em 1956, a Assembleia-geral da ONU pedia a retirada das tropas soviéticas da Hungria e, em 1960, John F.Kennedy era eleito presidente dos EUA. Em 1983, era constituído o Clube dos Jornalistas portugueses. Em 1987, partia de Lisboa a nau Bartolomeu Dias, réplica da caravela que dobrou o Cabo das Tormentas, em 1488, com destino a Mossel Bay, na África do Sul, apostada em repetir a viagem do navegador português.

Em 1988, o republicano George Bush, 64 anos, era eleito presidente dos EUA. Em 1989, demitia-se a direcção do Partido Comunista da RDA. Em 1991, o basquetebolista norte-americano “Magic” Johnson, 32 anos, retirava-se do desporto por ser portador do vírus HIV. Em 1993, o Senado francês aprovava a redução da semana laboral para 32 horas. Em 1997, demitia-se o ministro português da Defesa e da Presidência de Conselho de Ministros, António Vitorino.

Em 1998, um referendo sobre a Regionalização em Portugal dava a vitória ao “não”. Em 2000, o Orçamento do Estado era aprovado na generalidade, viabilizado pela abstenção do deputado do Daniel Campelo. Em 2002, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovava, por unanimidade, a Resolução 1441 sobre o desarmamento do Iraque, que impunha o regresso dos inspectores de desarmamento da ONU ao seu território.

Em 2003, eram anunciadas as linhas portuguesas de TGV, no final da Cimeira Luso-Espanhola. E a Cruz Vermelha Internacional encerrava as missões no Iraque, por falta de condições de segurança.

Em 2004, os prémios literários franceses Goncourt e Renaudot eram atribuídos a Laurent Guidé, por “Le Soleil des Scorta”, e a Irène Némirovsky, por “Le Secret”. Nas praças internacionais, o Euro registava novo máximo, ao atingir 1,289 dólares.

Em 2005, o Conselho de Segurança das Nações Unidas prolongava por mais um ano, até 31 de dezembro de 2006, o mandato da Força Multinacional, no Iraque. A China e os EUA assinavam acordo sobre o comércio dos têxteis. E um tiroteio no liceu de Campbell County, no Tennessee, provocava um morto e dois feridos.

Em 2006, o Nobel da Literatura húngaro Imre Kertész recebia o prémio para o entendimento germânico e europeu atribuído pela Deutsche Gesellschaft, associação alemã para a promoção das relações políticas, culturais e sociais na Europa, enquanto uma equipa de investigadores identificava uma nova estirpe do vírus da Sida em gorilas selvagens no Sul dos Camarões. O governo do Nepal e os rebeldes maoístas assinavam um acordo de paz e o motociclista espanhol Sete Gibernau, vice-campeão do Mundo de MotoGP em 2003 e 2004, abandonava a competição. O site de vídeos YouTube era considerado pela revista norte-americana Time como a melhor invenção do ano, enquanto o poeta António Ramos Rosa era distinguido com o Prémio de Poesia Luís Miguel Nava 2006, pelo livro “Génese seguido de Constelações”. O produtor português Paulo Branco recebia o Giraldillo de Ouro, atribuído pelo Festival de Cinema Europeu de Sevilha. Morria Manuel Ramos, 86 anos, jornalista, antigo director do Jornal de Notícias.

Em 2007, o PS aprovava sozinho, em votação final global, o novo sistema de gestão e avaliação do desempenho na Administração Pública, que estabelecia como níveis de avaliação o desempenho inadequado, adequado e relevante. O Governo aprovava ainda o decreto que define as regras da prova de acesso à carreira de professor, estabelecendo a realização de, pelo menos, dois exames para todos os candidatos a docentes. A selecção portuguesa era eliminada do campeonato do Mundo de futebol de praia, que decorre no Rio de Janeiro, ao perder com o Brasil por 10-7, em encontro dos quartos de final da prova.

Em 2009, morria Jorge Sá Borges, antigo ministro do Trabalho no Governo de Maria de Lourdes Pintasilgo, 76 anos. Morria Vitali Guinzburg, cientista russo, Nobel da Física de 2003, 93 anos.

Em 2011, morria Joe Frazier, ex-campeão do mundo de pesos pesados, aos 67 anos, em Filadélfia, vítima de cancro no fígado.

Em 2012, morre Clive Dunn, ator britânico, famoso pelo papel de talhante na sitcom da BBC “Dad’s Army”, aos 92 anos.

Em 2016, morria Fernando Sollari Allegro, especialista em gastrenterologia e mentor de importantes transformações nos no Centro Hospitalar do Porto/Hospital de Santo António, aos 69 anos, vítima de cancro.

Em 2017, o Tribunal Constitucional espanhol anulava a Declaração Unilateral de Independência aprovada pelo parlamento da Catalunha a 27 de outubro. Portugal era eleito para o Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mandato que iria prolongar-se até 2021

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here