COMPARTILHE

Hoje é terça-feira, dia 05 de fevereiro. Este é o trigésimo sexto dia do ano. Faltam 329 dias para o termo de 2019.
Principais acontecimentos registados no dia 05 de fevereiro.
Dia da Internet Mais Segura. Dia Nacional de Alerta para a Alienação Parental:

1722 – É criada, no Porto, a primeira corporação de bombeiros da cidade, A Companhia do Fogo.

1768 – O Marquês de Pombal cria, em Lisboa, a Real Mesa Censória, separando as funções da Igreja das do Estado. A Inquisição perde os poderes de exame prévio.

1818 – Portugal assina o tratado de amizade com os EUA.

1827 – Luta pelo Liberalismo, em Portugal. Acção de Ponte da Barca. As forças absolutistas são repelidas para Espanha.

1852 – É inaugurado o Museu de L’Hermitage, em São Petersburgo

1869 – É fundado o Diário dos Açores.

1882 – Morre António Alves Martins, bispo de Viseu, liberal, célebre pelas preocupações de justiça social e pelo antidogmatismo. Foi Ministro do Reino, deputado, lente da Universidade de Coimbra, responsável pelo Hospital de S. José, em Lisboa.

1885 – É estabelecido o Estado do Congo, domínio pessoal do Rei Leopoldo II da Bélgica.

1887 — Estreia-se a ópera “Otello”, de Verdi, no Teatro La Scala.

1891 – Reabrem as câmaras dos Deputados, em Lisboa, para votarem as bases de um empréstimo de 39 mil contos de réis, para a regularização das contas públicas, e a atribuição do monopólio do tabaco.

1892 – Manuel de Arriaga, deputado republicano, propõe o inquérito ao antigo ministro da Fazenda, perante a dimensão do défice público.

1911 – Nasce cantor lírico Jussi Björling, eleito o maior tenor do século XX, com Enrico Caruso e Benjamino Gigli.

1918 – A República Russa separa-se da Igreja ortodoxa.

1919 – Charlie Chaplin, Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D.W. Griffith fundam a United Artists.

1925 – É fundado o Seixal Futebol Clube.

1962 – O presidente francês Charles de Gaulle manifesta-se a favor da independência da Argélia.

1971 – Os astronautas norte-americanos Alan Shepard e Edgar Mitchell descem na Lua, depois da viagem da nave Apollo-14.

1974 – Tropas das Nações Unidas criam a zona tampão entre Israel e o Egito.

1980 – Primeiro dia da “Marcha Cambodjana para a Sobrevivência”.

1981 – Intervenção dos comandos sul-africanos em Matola, Moçambique, provoca a morte de sete pessoas. O Governo português condena o ataque.

1983 – O antigo oficial nazi Klaus Barbie chega a França depois de extraditado da Bolívia para ser submetido a julgamento.

1985 — Nasce, na Madeira, Cristiano Ronaldo.

1987 – Morre o jornalista português António Rolo Duarte, 56 anos. A União Soviética lança a astronave Soyuz TM-2, com dois astronautas a bordo.

1988 – Manuel Noriega é indiciado por contrabando de drogas e lavagem de dinheiro.

1990 – Mikhail Gorbachev afirma ter chegado a altura de o Partido Comunista disputar com outros partidos o direito de governar o país.

1992 – É localizado o navio luso-guineense Bolama, afundado entre os cabos Raso e Espichel, dois meses antes.

1993 — Estreia-se, no Teatro Tivoli, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, com 110 músicos.

2004 – É assinado o acordo de revisão dos preços de fornecimento de electricidade da central de Cahora Bassa à África do Sul.

2005 — Reunião do G7. Os sete países mais ricos admitem a possibilidade de anular “até 100 por cento” a dívida dos países mais pobres.

– Morre Guenter Reimann, 100 anos, economista e jornalista norte-americano, fundador da International Reports On Finance And Currency. Participou na criação da Zona Franca da Madeira.

2006 — A embaixada da Dinamarca, em Beirute, é incendiada durante o protesto pela publicação das caricaturas de Maomé, manifestado na capital libanesa.

– Morre David de Sousa, 94 anos, arcebispo emérito da Arquidiocese de Évora.

2007 – É publicada em Diário da República a lei que cria o Cartão Único do Cidadão.

– O antigo primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri confirma o arquivamento do processo de que foi alvo por alegada distribuição de armas a civis em abril/maio de 2006.

– Morre John Beckett, 80 anos, músico e compositor irlandês, primo do escritor e dramaturgo Samuel Beckett, autor da música do filme “Ulysses” (1967), de Joseph Strick.

– Morre Manuel João Gomes, 60 anos, tradutor e crítico de teatro, antigo colaborador do Público, Prémio PEN Clube de Tradução 1988 por “A Vergonha”, de Salman Rushdie, cofundador do Teatro de Campolide, viúvo da escritora Luíza Neto Jorge.

2008 – A capital moçambicana é palco de violentas manifestações de populares em protesto contra a entrada em vigor da nova tarifa dos transportes semicolectivos (“chapa”).

– Morre Maharishi Mahesh Yogi, o guru indiano que divulgou as técnicas de meditação transcendental aos Beatles e a milhões de outros em todo o mundo.

2009 – É aprovada a obrigatoriedade de instalação de um dispositivo electrónico de matrícula em todos os veículos motorizados.

– O Governo aprova a transformação das Universidades do Porto e Aveiro e do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) em fundações públicas com regime de direito privado.

2010 – O chefe da Frente 51 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Pedro Alfonso Vargas Marín, conhecido como “Yerminson”, morre na sequência de um bombardeamento ao seu acampamento no Centro do país.

– Cerca de meia tonelada de explosivos é detectada num alegado esconderijo da ETA, em Óbidos.

2011 — Nasce o movimento “Geração à Rasca” com a abertura da respectiva página na rede social Facebook.

– Morre Charles E. Silberman, aos 86 anos, jornalista e veterano da Segunda Guerra Mundial que ficou especialmente conhecido pelas análises que fez de temas fracturantes, como racismo, educação e justiça, em três livros que escreveu.

2014 – O Parlamento aprova, na especialidade, o primeiro orçamento rectificativo do ano, com o voto da maioria parlamentar PSD/CDS-PP, que inclui o alargamento da Contribuição Extraordinária de Solidariedade para compensar a inconstitucionalidade da convergência de regimes de pensões.

– Morre Carlos “Lucho” Borges, antigo avançado uruguaio autor do primeiro golo da história da Taça Libertadores da América, em 1960, aos 82 anos, em Montevideu.

2015 – Xanana Gusmão demite-se do cargo de primeiro-ministro de Timor-Leste, numa carta endereçada ao Presidente da República, Taur Matan Ruak.

– Morre Bernardette Pessanha, ex-bailarina, pioneira da dança em Portugal, aos 87 anos, no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, vítima de doença cardiovascular.

2016 – Um grupo de lesados dos Açores do antigo Banif anuncia a criação de uma associação para defender os clientes.

– Morre, aos 74 anos, Maurice White, fundador do grupo Earth, Wind & Fire.

2017 – O Governo da Roménia abole decreto-lei que despenaliza parcialmente delitos de corrupção e que esteve na origem dos maiores protestos no país desde a queda do regime comunista, em 1989.

– Morre, aos 83 anos, David Axelrod, músico norte-americano considerado um dos pioneiros na fusão do rock com o jazz nas décadas de 1960 e 1970 e figura influente no hip-hop.