COMPARTILHE

“COISAS” DO DIA DE HOJE

Hoje é quarta-feira, 05 de dezembro, tricentésimo trigésimo nono dia do ano, Dia Mundial do Voluntariado para o Desenvolvimento Económico e Social ou Dia Mundial do Voluntariado e Dia Mundial do Solo. Faltam 26 dias para o termo de 2018.

O QUE ACONTECEU NESTE DIA EM …

Nesta data, em 1641, publicava-se o primeiro número de A Gazeta, primeiro jornal português. Em 1791, morria o compositor Wolfgang Amadeus Mozart, 35 anos. Em 1848, o presidente norte-americano James Polk confirmava a descoberta de ouro na Califórnia.

Em 1932, era criada a Maternidade Alfredo da Costa.

Em 1961, forças da ONU lançavam um ataque no Katanga, Congo. Em 1976, após 44 anos de clandestinidade, o Partido Socialista Operário espanhol realizava o primeiro congresso. Em 1980, era decretado luto nacional pela morte do primeiro-ministro português Francisco Sá Carneiro e do ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa.

1984 – Fundação da organização não-governamental portuguesa AMI (Assistência Médica Internacional), pelo médico Fernando Nobre.

Em 1985, inventores portugueses recebiam dez medalhas, incluindo quatro de ouro, no XXXIV Salão Internacional de Invenções de Bruxelas. Em 1989, morria Maria Madalena de Azeredo Perdigão, figura-chave na vida cultural portuguesa e na criação do Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, em Lisboa. Em 1994, entrava em vigor o START 1, Tratado de Desarmamento Estratégico, assinado em 1991 pelos EUA e a URSS.
Em 1996, a UNESCO reconhecia o valor de Património Mundial ao centro histórico do Porto e Madeleine Albright era nomeada chefe da diplomacia dos EUA. Em 2001, no quadro da Conferência de Bona, era assinado o acordo de constituição do Governo interino do Afeganistão, liderado por Hamid Karzai. Em 2002, Fernando da Piedade Dias dos Santos Nandó era nomeado para a chefia do Governo angolano.
Em 2003, o Tribunal Constitucional aceitava o recurso da defesa do embaixador Jorge Ritto, no âmbito do processo Casa Pia. No mesmo dia, um atentado a um comboio no Sul da Rússia, perto da Tchetchenia, provocava a morte de 40 pessoas. Em 2004, Espanha conquistava a Taça Davis em ténis, batendo os EUA.

Em 2005, era anunciado o investimento de 32 milhões de euros, em programas da Agência Espacial Europeia (ESA). No mesmo dia, o piloto português Tiago Monteiro recebe o Prémio de Melhor Estreante do ano de 2005 na Fórmula 1, atribuído pela revista britânica Autosport.

Em 2006, o ministro da Administração Interna, António Costa, assinava em Bruxelas a declaração política com vista à adesão de Portugal ao Acordo de Prum, um mecanismo de reforço da cooperação judiciária e policial transfronteiriça. A União Europeia aprovava a proposta de Portugal para o alargamento em 2007 do espaço Schengen aos novos Estados-membros que aderiram em 2004, enquanto os militares tomavam o poder nas Ilhas Fiji. A Finlândia ratificava o projeto de Tratado Constitucional Europeu, tornando-se o 16.º estado-membro a aprovar o tratado. O Ministério da Cultura francês agraciava o escritor português Mário Cláudio com a comenda de Cavaleiro das Artes e Letras, enquanto a chinesa Yiyun Li, com a obra “A Thousand Years of Good Prayers”, vencia o Guardian First Book Award, o prémio literário criado pelo diário britânico The Guardian para distinguir primeiras obras de ficção e não-ficção.

Em 2007, o compositor vanguardista alemão Karlheinz Stockhausen morria aos 79 anos, em Kürten, na Alemanha. Autor de 362 obras e com um trabalho construído em torno da música eletroacústica, Stockhausen compôs entre 1954 e 1960 as suas obras mais conhecidas.

Em 2008, morria Alexis II, Patriarca de Moscovo e de Toda a Rússia, chefe supremo da Igreja Ortodoxa Russa. Morria com 58 anos e vítima de doença prolongada, o antigo membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, Sérgio Teixeira.

Em 2010, morria, aos 93 anos, o ator madeirense Virgílio Teixeira.

Em 2012, morria, com 69 anos, Joaquim Benite, encenador e fundador de uma das maiores companhias teatrais do país e de um dos mais importantes festivais de teatro da Europa, em Almada. Papiniano Carlos, escritor e um dos últimos representantes do neorrealismo português, morria aos 94 anos, no Porto. Morria, com 91 anos, Dave Brubeck, pianista norte-americano e um dos mais populares músicos jazz dos Estados Unidos, intérprete do tema “Take Five”.

Em 2013, morria, com 95 anos, o antigo presidente da África do Sul, Nelson Mandela, na sua casa em Joanesburgo, rodeado pela família, após doença prolongada.

Em 2015, morria, aos 72 anos, a atriz brasileira Marília Pêra.

Em 2016, morria, aos 82 anos, Marcel Gotlib, autor de banda desenhada francês criador do cão Gai-Luron.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here