COMPARTILHE

“COISAS” DO DIA DE HOJE

Hoje é sexta-feira, 04 de janeiro, quarto dia do ano.
Dia Mundial do Braille e Dia dos The Doors.
Faltam 361 dias para o final de 2019.

O QUE ACONTECEU NESTE DIA EM …

Nesta data, em 1248, morria em Toledo, Sancho II de Portugal. Em 1837, era extinto o Colégio dos Nobres, fundado em 1761. Em 1863, Possidónio da Silva fundava a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Lisbonenses, a primeira do género em Portugal.
Em 1904, José Estaline, deportado na Sibéria, evadia-se da prisão. Em 1951, tropas norte-coreanas e da China comunista tomavam Seul, capital sul-coreana. Em 1960, morria Albert Camus, escritor francês, Prémio Nobel da Literatura. Em 1961, os EUA cortavam relações diplomáticas com Cuba. Em 1964, Paulo VI iniciava uma peregrinação de três dias à Terra Santa.

Em 1970 Bento, guarda-redes de futebol da equipa do Barreirense, marca um golo de baliza a baliza, no jogo Barreirense-Académica.

Em 1984, começava, em Albufeira, o julgamento do presumível assassino do dirigente da OLP Issam Sartawi, Al Awad, aliás Mohamed Rashid. Em 1986, Mário Soares, candidato à Presidência da República Portuguesa, apresentava o manifesto eleitoral. Em 1988, morria o produtor norte-americano William Cagney, 82 anos, irmão do actor James Cagney.

Em 1989, aviões de combate da Marinha norte-americana abatiam dois jatos líbios sobre o Mediterrâneo, no quarto confronto militar directo entre forças dos dois países, desde 1981. Em 1990, o general Manuel Noriega era apresentado a um tribunal de Miami, EUA, acusado de narcotráfico. Na mesma data, morria Lawrence Alloway, 73 anos, conservador, historiador e crítico de arte de origem britânica, que deu origem à expressão “pop art”.

Em 1996, o Laboratório Europeu de Física de Partículas anunciava ter produzido nove átomos de anti hidrogénio, estrutura organizada de antimatéria. Em 2000, a Itália iniciava relações diplomáticas com a Coreia do Norte, sendo o primeiro país do G7 a ter encetado relações com Pyongyang.
Em 2002, tomava posse o primeiro executivo eleito do Município de Odivelas, após a sua criação em 1998. Em 2003, morria o maestro Shegundo Ramón Galarza, em Lisboa.
Em 2004, três soldados norte-americanos, acusados de maus tratos a prisioneiros iraquianos, no Camp Buona, perto de Nasiriyah, eram expulsos do Exército dos EUA. No Afeganistão, era aprovada a nova Constituição. No mesmo dia, o robot Spirit da NASA aterrava em Marte.

Em 2005, o Supremo Tribunal do Chile confirmava a acusação e a ordem de prisão domiciliária do antigo ditador Augusto Pinochet, pelo assassínio dos opositores ao regime, nas décadas de 1970-80.

Em 2006, o primeiro-ministro de Israel em exercício, Ariel Sharon, entrava em estado de coma, na sequência de um acidente cerebral.

Em 2007, era aprovada a lei de reestruturação da RTP. Tomava posse o Congresso dos Estados Unidos, saído das eleições de 07 de novembro. A democrata Nancy Pelosi torna-se a primeira mulher a presidir à Câmara dos Representantes. O Tribunal Arbitral do Desporto suspendia o futebolista do Benfica Nuno Assis por um ano, devido a doping.

Em 2008, era cancelada a 30.ª edição do rali todo-o-terreno Lisboa-Dacar devido a razões de segurança, pela primeira vez na sua história. As ameaças da Al-Qaeda do Magreb citavam o Lisboa-Dakar2008, adiantou o director da prova, Etienne Lavigne. Um comunicado da Al-Qaida de 29 de dezembro colocando em causa as autoridades da Mauritânia, nomeadamente pelo apoio à segurança do Lisboa-Dakar2008, confirma a realidade da ameaça que motivou a anulação do rali. O Tribunal Constitucional rejeitava os recursos de vários pequenos partidos que suscitavam a inconstitucionalidade da obrigação legal de terem pelo menos 5 mil militantes.

Em 2009, morria aos 84 anos o actor veterano Pat Hingle, que ficou conhecido do público português como o comissário Gordon dos filmes da série Batman dos anos 1990.

Em 2010, era oficialmente inaugurada a torre Burj Khalifa Dubai, o edifício mais alto do mundo.

Em 2011, morria o egípcio Mohamed Bouazizi, vendedor ambulante de fruta que se imolou pelo fogo na cidade de Sidi Bouzid a 17 de dezembro. O antigo futebolista holandês Coen Moulijn, campeão europeu pelo Feyenoord em 1970, morria aos 73 anos, na sequência de um acidente vascular cerebral.

Em 2012, morria Eve Arnold, fotojornalista norte-americana que tanto retratou a pobreza como as estrelas de Hollywood, aos 99 anos, em Londres. Morria George Whitman, dono da livraria Shakespeare and Company. Tinha 98 anos.

Em 2015, morria Duarte Castel-Branco, arquitecto que trabalhou em planos urbanísticos em Lisboa, Porto e Abrantes. Tinha 86 anos.

Em 2018, morria, aos 85 anos, Rick Hall, produtor norte-americano de música ‘soul’ que se tornou conhecido pelo trabalho com autores como Otis Redding, Little Richard e Aretha Franklin.