Efemérides do dia de hoje – 04 fevereiro 2019

Hoje é segunda-feira, dia 04 de fevereiro. Trigésimo quinto dia do ano.
Faltam 330 dias para o termo de 2019.
Dia Mundial contra o Cancro

Principais acontecimentos registados no dia 04 de fevereiro:
1799 – Nasce João Baptista da Silva Leitão, que virá a adoptar os apelidos Almeida Garrett. Escritor, político liberal, fundador do Teatro Nacional e reformador do ensino artístico.

1808 – Napoleão Bonaparte determina a cobrança, em Portugal, do imposto extraordinário no valor de 100 milhões de francos.

1837 – A Escola Politécnica é instalada no antigo Colégio dos Nobres.

1872 – O ministro da Fazenda português, Fontes Pereira de Melo, propõe novos impostos para acabar com o défice orçamental.

1885 – Remodelação governamental. Fontes Pereira de Melo abre o Ministério das Obras Públicas.

1904 – Os trabalhadores portuários e os operários metalúrgicos juntam-se ao movimento grevista da Empresa Industrial Portuguesa.

1905 – Manifestação de apoio ao Partido Republicano, em Lisboa.

1938 – Na Alemanha, Adolf Hitler centraliza o Governo, toma a pasta da Guerra e nomeia Joachim von Ribbentrop ministro dos Negócios Estrangeiros.

1945 – II Guerra Mundial. Início da Conferência de Yalta. São estabelecidos os termos da rendição incondicional da Alemanha nazi e o desenho da Europa após a Guerra.

1947 – Morre, aos 61 anos, Luigi Russolo, artista plástico e compositor futurista italiano, autor de “L’Arte dei Rumori”, criador da “Grafia enarmonica per gl’intonarumori”, precursora da notação contemporânea.

1948 – Independência do Ceilão, actual Sri Lanka.

1961 – Início da luta armada pela independência de Angola. Depois de várias acções repressivas da polícia portuguesa, o MPLA ataca a Casa de Reclusão Militar, o quartel da PSP e a delegação da Emissora Nacional em Luanda. No norte do território, a UPA ataca fazendeiros brancos.

1963 – É pedido o boicote económico e diplomático a Portugal na III Conferência Afro-Asiática. Em Argel, é constituído o Governo de Angola no exílio.

1964 – A OIT – Organização Internacional do Trabalho condena o sistema corporativo da ditadura portuguesa.

1973 – O rei Hussein, da Jordânia, cessa as hostilidades contra Israel.

1975 – É inaugurada a sede da Sociedade Portuguesa de Autores.

1979 – A equipa de atletismo do Sporting Clube de Portugal, constituída por Fernando Mamede, Aniceto Simões e Carlos Lopes, revalida o título europeu de corta-mato.

1985 – É inaugurado o Museu Nacional do Teatro.

1992 – Morre, em Lisboa, a pianista, pedagoga e compositora de origem catalã Constança Capdeville. Tinha 54 anos.

– Na Venezuela, um grupo de militares do Movimento Bolivariano 200 tenta, sem êxito, derrubar o presidente Carlos Andrés Pérez (1922-2010).

1997 – O Tribunal Cível de Los Angeles condena o ex-futebolista norte-americano OJ Simpson ao pagamento de mais de um milhão de dólares de indemnização pela morte de sua mulher e do amigo.

1998 – A Assembleia da República aprova o projecto de Lei que despenaliza o aborto até às 10 semanas.

2001 – Morre o compositor francês de origem grega Iannis Xenakis. Tinha 78 anos.

2003 – Começa a demolição da Aldeia da Luz, no Alentejo.

– A Federação Jugoslava passa a Sérvia e Montenegro.

2004 – É publicado em Diário da República o novo regime de subsídio de doença.

– É lançado o Facebook, pelo estudante Mark Zuckerberg e pelos seus colegas de quarto.

– Morre, com 73 anos, a escritora brasileira Hilda Hilst, autora de “Cascos e Carícias”.

2005 – É raptada a jornalista italiana Giuliana Sgrena, enviada ao Iraque do jornal Il Manifesto.

2006 – Morre, com 85 anos, Betty Friedan, psicóloga norte-americana, precursora do feminismo moderno, autora do manifesto “The Feminine Mystique”.

– Morre Osvaldo Serra Van-Dúnem, ministro angolano do Interior. Tinha 56 anos.

2007 – A China lança na Zâmbia uma zona de cooperação económica e comercial em África, a primeira das cinco que pretende estabelecer no continente.

– Telmo Moreira, aluno da Escola de Dança do Conservatório Nacional, fica em quinto lugar entre os seis laureados na final do concurso “Prix de Lausanne”, que premeia jovens bailarinos amadores, entre os 15 e os 18 anos.

– Morre, aos 72 anos, Carlos Silva, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

2008 – É inaugurada a Linha Cancro, da Liga Portuguesa Contra o Cancro em colaboração com a Sanofi Pasteur MSD, uma linha de apoio à pessoa com cancro e seus familiares.

– Três bancos de Wall Street juntam-se, pela primeira vez, à luta contra as alterações climáticas, anunciando que se basearão nos “princípios do carbono” para dificultarem às empresas energéticas financiamentos para centrais eléctricas a carvão.

– A NASA divulga a canção dos Beatles “Across the Universe” no cosmos, uma estreia absoluta, para celebrar simultaneamente o cinquentenário da agência espacial norte-americana e o nascimento do grupo britânico.

– Morre, com 77 anos, o percussionista cubano Tata Guines. O “Rei do Tambor”, como Tata Guines era conhecido, tinha sido hospitalizado na sequência de uma infecção renal, cancelando uma digressão pela Europa.

2009 – O Presidente da República, Cavaco Silva, utiliza pela sétima vez o veto político, desde o início do mandato, ao não promulgar o projecto do PS de alteração da Lei eleitoral para a Assembleia da República que previa o fim do voto por correspondência dos emigrantes.

– Morre Lux Interior, vocalista dos norte-americanos The Cramps. Tinha 62 anos.

2010 – Morre, aos 95 anos, o “pai” do cinema chinês de animação, Te Wei.

– O antigo guarda-redes e árbitro internacional português Aníbal de Oliveira, morre aos 91 anos.

2012 – Telma Monteiro consegue a primeira medalha de ouro da sua carreira no Grand Slam de Paris, em -57 kg, ao vencer a campeã mundial, a judoca japonesa Aiko Sato, em apenas nove segundos.

– Morre, com 78 anos, István Csurka, controverso escritor e fundador do partido de extrema-direita húngaro MIEP.

2013 – Os órgãos sociais do Sporting demitem-se em bloco e convocam eleições para 23 de março.

– Morre Reg Presley, vocalista da banda rock britânica “The Troggs”. Tinha 71 anos.

2014 – A leiloeira Christie’s cancela a venda dos 85 quadros de Joan Miró provenientes da colecção do ex-BPN.

– Dezenas de ferroviários ocupam uma das saídas para a linha do Norte na estação de Santa Apolónia, em Lisboa, em protesto contra os cortes salariais e de direitos e regalias.

2015 – Um avião da companhia taiwanesa TransAsia Airways cai num rio nos arredores da capital, Taipé, com 58 pessoas a bordo, dez das quais são resgatadas. O avião, que operava um voo doméstico, atinge uma ponte antes de cair num rio próximo.

– Morre Charlie Sifford, primeiro jogador de golfe negro no circuito profissional norte-americano e mentor de Tiger Woods. Tinha 92 anos.

2016 – Os Estados Unidos e 11 outros países assinam, na Nova Zelândia, o Acordo de Associação Transpacífico, para a criação de uma maior zona livre de comércio do mundo.

2017 – O Departamento de Estado dos EUA revoga o cancelamento de vistos para cidadãos de sete países muçulmanos, depois de um juiz federal ter bloqueado o decreto anti-imigração de Donald Trump.

– Morre, aos 91 anos, Georgette Ferreira, ex-deputada do PCP e dirigente do comité central do partido.

2018 – Os Philadelphia Eagles conquistam pela primeira vez o Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano, ao baterem os detentores em título New England Patriots por 41-33, em Minneapolis, Minnesota.