COMPARTILHE

“COISAS” DO DIA DE HOJE

Hoje é terça-feira, 04 de dezembro, tricentésimo trigésimo oitavo dia do ano.
Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla e Dia Latino-Iberoamericano contra as Agressões a Médicos e Sanitaristas.
Faltam 27 dias para o final de 2018.

O QUE ACONTECEU NESTE DIA EM …

Nesta data, em 1791, era lançado o jornal britânico Observer, o mais antigo semanário existente. Em 1888, George Eastman registava a câmara Kodak. Em 1945, o Senado norte-americano aprovava a participação dos EUA na ONU. Em 1953, era aprovada a Convenção Europeia dos Direitos do Homem, ratificada por Portugal apenas após o 25 de Abril de 1974.

Em 1970, era constituída a SEDES, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social. Em 1971, a Índia anexava o Paquistão Oriental. Em 1972, a Brisa, empresa privada e liderada por Jorge de Brito, assina com o Estado o primeiro contrato para a construção, conservação e exploração de autoestradas em regime de concessão.

Em 1974, um avião que transportava 191 pessoas, a maior parte das quais muçulmanos em peregrinação a Meca, despenhava-se no Sri Lanka.
Em 1980, o primeiro-ministro português, Francisco de Sá Carneiro, o ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa, e os seus acompanhantes, morriam, quando o avião em que seguiam para o Porto se despenhou em Camarate.

Em 1985, nascia o maior sindicato europeu da comunicação social da fusão do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos da Alemanha Federal com o Sindicato dos Artistas. Em 1988, o novo Comité Central do PCP confirmava a liderança de Álvaro Cunhal.

Em 1991, desaparecia o navio de pesca luso-guineense Bolama ao largo da costa portuguesa, com 28 pessoas a bordo. Em 1992, Álvaro Cunhal deixava o cargo de secretário-geral do PCP, no qual permanecera durante 30 anos. Em 1994, morria o escritor português Virgílio Martinho, 65 anos. Em 1996, era lançada a nave espacial norte-americana Mars Pathfinder.

Em 1997, o Governo português aprovava a revisão do Código do Processo Penal. Ainda em 1997, a justiça italiana condenava Silvio Berlusconi a 16 meses de prisão com pena suspensa pelo primeiro de 25 processos de fraude fiscal, corrupção e suborno. Em 2000, o Estado português arrecadava cerca de 700 milhões de euros com a reprivatização de mais dez por cento do capital da PT.

Em 2002, morria a poetisa e jornalista moçambicana Noémia de Sousa, 76 anos. Em 2003, morria o jornalista português Helder Guerra, 53 anos. Em 2004, Pedro Santana Lopes confirmava a liderança do PSD em Conselho Nacional, para as eleições de 20 de fevereiro.

Em 2005, os líderes de 58 países muçulmanos reuniam-se em Meca, Arábia Saudita, para analisarem a publicação de 12 caricaturas do profeta Maomé pelo jornal dinamarquês Jyllands-Posten, em 30 de setembro. Em Israel, Shimon Peres abandonava o Partido Trabalhista e aliava-se a Ariel Sharon. No mesmo dia, o Fundo Mundial para a Vida Selvagem apresentava uma nova espécie de mamífero recém-descoberta, numa floresta da ilha de Bornéu.

Em 2006, era apresentado o Plano de Ação para a Integração das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, enquanto o antigo primeiro-ministro e fundador do PSD Francisco Sá Carneiro era galardoado, a título póstumo, com a Medalha de Ouro da Ordem dos Advogados. Os ministros da Justiça da União Europeia aprovavam a criação da Agência Europeia de Direitos Fundamentais. O primeiro filme de João Nicolau, “Rapace”, ganhava dois prémios no Festival de Cinema de Belfort, França, enquanto a pintora de origem alemã Tomma Abts recebia o Prémio Turner 2006, um dos mais importantes galardões de artes plásticas do Reino Unido. Morriam Reis Santos, 92 anos, antigo árbitro internacional de futebol que apitou a final da Taça de Portugal de 1951/52 entre o Benfica e o Sporting (5-4); e Sidónio Paes, 81 anos, escritor e crítico de música.

Em 2007, o fundador e antigo presidente executivo do BCP, Jorge Jardim Gonçalves, de 72 anos, apresentava no Conselho Geral e de Supervisão a sua renúncia a todos os cargos no banco que fundou há 22 anos. Jardim Gonçalves deixa o banco ao fim de sete meses de conflitos públicos, depois da realização de três assembleias gerais de acionistas e após acusações de favorecimento a amigos e familiares. O atleta Mário Trindade batia, em Vila Real, o recorde do Guinness de corrida em cadeira de rodas ao efetuar 183 quilómetros em pouco mais de 18 horas.

Em 2008, noventa e três países assinavam o tratado proibindo as munições de fragmentação, considerado o principal acordo humanitário internacional a ser concluído no último decénio. Morria o pintor Manuel Taraio, 52 anos, em Lisboa, vítima de cancro.

Em 2010, morria, com 66 anos, o escritor e músico basco Xabier Lete.

Em 2011, Sócrates, antigo futebolista que brilhou nos Mundiais de 1982 e 1986 ao serviço da seleção brasileira, morria aos 57 anos.

Em 2012, morria, com 116 anos, Besse Cooper, mulher considerada a pessoa mais velha do mundo.

Em 2013, a dieta mediterrânica era classificada como Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Morria Paul Aussaresses, general francês reformado que ensinou tortura a militares brasileiros e colaborou na guerra de Independência na Argélia (1954-1962). Tinha 95 anos. Soares Branco, escultor da águia do Estádio da Luz e do busto de Soares Carneiro, morria aos 87 anos.

Em 2015, morria, com 85 anos, Robert Loggia, ator conhecido pelos seus papéis em “Scarface” ou “Big”.

Em 2016, morria, com 80 anos, Jean-Loup Passek, investigador e historiador de cinema de origem francesa cujo espólio esteve na base da criação do Museu de Cinema de Melgaço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here