Efemérides do dia de hoje, 03 julho 2018

“COISAS” DO DIA DE HOJE

Hoje é terça-feira, 03 de julho, centésimo octogésimo quarto dia do ano.

Comemora-se o Dia Nacional do Arquitecto e Dia Internacional Sem Sacos de Plástico.

Faltam 181 dias para o final de 2018.
Este dia é dedicado a São Tomé, Apóstolo, e a Santo Anatólio.
Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 06, às 08:51. O Sol nasce às 06:16 e o ocaso regista-se às 21:05.

Caranguejo é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se o compositor Alfredo Keil (1850), o escritor Franz Kafka (1883), o poeta e escritor galês William Henry Davies (1871), o dramaturgo inglês Tom Stoppard e a jornalista portuguesa Helena Vaz da Silva (1937), o actor Tom Cruise (1962), a escritora Joanne Harris (1964) e a actriz Andrea Barber (1976).

O QUE ACONTECEU NESTE DIA EM…

Nesta data, em 1780, era fundada a Casa Pia de Lisboa pelo intendente da polícia de D. Maria I Diogo Inácio de Pina Manique. A instituição ficou instalada no Castelo de S. Jorge. Em 1904, começavam os Jogos Olímpicos de Saint Louis, EUA, os terceiros da era moderna e os primeiros a contar com a participação de atletas africanos e a contemplar a atribuição de medalhas.

Em 1928, o inglês John Logie Baird efetuava, em Londres, a primeira transmissão televisiva a cores. Baird já fora o primeiro a transmitir imagens de objectos e de pessoas em movimento, em 1924 e 1925, respectivamente.
Em 1944, o Exército Vermelho reconquistava a cidade de Minsk, durante a II Guerra Mundial, capturando cerca de 100 mil soldados alemães. Em 1950, as tropas norte-americanas e norte-coreanas confrontavam-se pela primeira vez na guerra da Coreia.
Em 1987 o Governo da Formosa aprovava o fim da lei marcial, decretada há 38 anos. Na mesma data, um tribunal de Lyon condenava o colaborador nazi Klaus Barbie, o carrasco de Lyon, a prisão perpétua. Em 1988, um navio da frota norte-americana no Golfo Pérsico abatia, com um míssil, um avião civil iraniano, com 298 pessoas a bordo.
Em 1991, Bruxelas autorizava o apoio à construção da AutoEuropa, em Portugal, no valor de 485 milhões de euros (97 milhões de contos). Em 1992, uma criança surda-muda era submetida a um implante no Centro Hospitalar de Coimbra, o que lhe tornou possível a audição e a fala. Em 1993, era concedida a nacionalidade espanhola ao escritor peruano Mário Vargas Llosa.
Em 1996, Boris Ieltsin era reeleito para um segundo mandato de quatro anos na Presidência da Federação Russa, suplantando largamente os votos do candidato comunista. Em 2001, um avião russo, com 143 pessoas a bordo, despenhava-se perto da cidade de Irkutsk, na Sibéria oriental. Não houve sobreviventes. Em 2002, o norte-americano Steve Fosset completava a primeira volta ao mundo, em balão, sem escalas.

Em 2003, os EUA ofereciam uma recompensa de 25 milhões de dólares por informações que conduzissem à captura do antigo presidente iraquiano Saddam Hussein.

Em 2005, morriam Pierre Michelot, 77 anos, contrabaixista francês de jazz, e Alberto Lattuada, 91 anos, cineasta italiano, mestre do neorrealismo.

No mesmo dia, a sonda Deep Impact da NASA lançava o projéctil que iria embater no núcleo do cometa Tempel 1, a 133 milhões de quilómetros da Terra.

Em 2006, o Diário da República passava a edição electrónica. As potências ocidentais fixavam 12 de julho como data limite para o Irão suspender as actividades de enriquecimento de urânio. E morria Lorraine Hunt Lieberson, 52 anos, meio-soprano norte-americana, uma das maiores intérpretes de Irene, da oratória “Teodora”, de Handel.

Em 2007, José Sócrates discursa em Acra, Gana, na sessão de encerramento da Cimeira da União Africana. É a primeira vez que um presidente em exercício da União Europeia intervém numa cimeira da UA. O Infarmed autoriza a comercialização da pílula abortiva em Portugal. O antigo presidente da Libéria Charles Taylor, acusado de crimes de guerra, comparece pela primeira vez no Tribunal Especial para a Serra Leoa na Haia, depois de boicotar todas as audiências desde o início do julgamento. O Prémio José de Figueiredo 2007 da Academia Nacional de Belas-Artes distingue duas obras de investigação e crítica, uma de Helena de Freitas e outra de Maria Filomena Molder, que analisam a pintura de Amadeo de Souza-Cardoso. Morre Claude Pompidou, viúva do antigo Presidente francês Georges Pompidou, com 94 anos de idade.

Em 2008, o deputado português João Soares era eleito Presidente da Assembleia Parlamentar da Organização de Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), durante a Sessão Anual realizada no Cazaquistão.

Em 2010, morria, aos 73 anos, Abu Daoud (ou Mohammed Oudeh, verdadeiro nome), professor de matemática e posteriormente advogado, considerado um dos cérebros do massacre da delegação israelita aos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique.

Em 2012, morria Sérgio Pininfarina, engenheiro que desenhou alguns dos modelos mais emblemáticos da escuderia italiana Ferrari. Tinha 86 anos.

2013 – O Presidente do Egito, Mohamed Morsi, é deposto pelas Forças Armadas e é substituído interinamente pelo presidente do TC, sendo ainda suspensa a Constituição.

2014 – O Banco de Portugal assegura que o Banco Espírito Santo se encontra numa situação de solvabilidade “sólida”, que foi reforçada com o recente aumento de capital, acrescentando que está a acompanhar de perto a situação no banco.

2015 – A maioria PSD/CDS-PP viabiliza uma proposta de alteração à proposta do Governo que criou o registo de identificação criminal de condenados por abusos sexuais de menores, vedando totalmente o acesso dos pais à identidade desses condenados.

2017 – Pelo menos 10 pessoas ficam feridas em consequência do atropelamento por um táxi descontrolado, junto ao aeroporto internacional de Logan, em Boston, leste dos Estados Unidos.