COMPARTILHE

“COISAS” DO DIA DE HOJE

Hoje é dia 03 de dezembro, segunda-feira, tricentésimo trigésimo sétimo dia do ano.
Faltam 28 dias para o termo de 2018.
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência:

O QUE ACONTECEU NESTE DIA EM …

1868 – Em Portugal, é criada a Junta Consultiva da Saúde Pública.

1917 – O Presidente norte-americano Woodrow Wilson pede ao Congresso a declaração de guerra ao Império Austro-Húngaro. Os EUA entram na Grande Guerra 1914-18.

1947 – Estreia-se a peça “Um Elétrico Chamado Desejo”, de Tennessee Williams, na Broadway, Nova Iorque.

1956 – Começa novo período de emissões experimentais da RTP, a partir dos Estúdios do Lumiar, em Lisboa.

1958 – A Indonésia nacionaliza as empresas holandesas no país.

1961 – Os EUA colocam tropas ao longo da fronteira entre Berlim oriental e ocidental. A Alemanha de Leste reforça o muro de Berlim.

1963 – A Assembleia-geral da ONU solicita ao Conselho de Segurança a adoção de medidas que imponham as resoluções de condenação da política colonialista de Oliveira Salazar nos territórios sob administração portuguesa.

– É estabelecido o Fundo Especial dos Transportes Terrestres para as obras na ponte sobre o Tejo que permitam assegurar uma futura ligação ferroviária.

1967 – A equipa do cirurgião sul-africano Christian Barnard efetua o primeiro transplante de um coração humano. O paciente sobrevive 18 dias.

1972 – Portugal renova o acordo da Base das Lajes, nos Açores, com os Estados Unidos da América.

1984 – Uma fuga na fábrica de pesticidas da Union Carbide em Bhopal, Índia, causa mais de 4.000 mortos. Em 2000, análises acusavam a presença de pesticidas nas nascentes de água. O número de pessoas afetadas ultrapassava as 200 mil.

1985 – Corazon Aquino anuncia a candidatura à Presidência das Filipinas.

1990 – 30 mil agricultores europeus cercam o edifício da CEE, em Bruxelas, no primeiro dia das negociações Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT).

1991 – Começa a construção da fábrica AutoEuropa, em Palmela, investimento calculado em 2,250 mil milhões de euros (450 milhões de contos).

– A CEE suspende a cooperação económica com a Indonésia, na primeira medida para o embargo europeu àquele país, solicitado por Portugal.

1992 – O serviço de imunologia do Hospital de Santo António do Porto recebe o prémio Biotest pela definição do método que permite prever a progressão do vírus da sida.

– Funcionários públicos portugueses manifestam-se em Lisboa contra a lei dos disponíveis.

– É enviada a primeira mensagem de SMS, no Reino Unido. A Ericsson deu um contributo fundamental para este padrão.

1995 – O poeta Luís Filipe Castro Mendes recebe o prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus.

– Morre, aos 73 anos, o fadista Manuel de Almeida.

1996 – Termina em Lisboa a cimeira da OSCE, com a adoção dos princípios para a revisão do tratado de limitação de armas convencionais na Europa.

– Um atentado na estação de Port-Royal, no sul de Paris, causa quatro mortos e 91 feridos. Este atentado terrorista apresenta semelhanças com a vaga de ataques em 1995.

1997 – A Academia Militar forma a primeira mulher, uma oficial de 24 anos.

1998 – A UNESCO declara as gravuras de Foz Côa Património Mundial.

2003 – O Governo português aprova o novo Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas.

– Morre, com 55 anos, Raul Junqueiro, antigo presidente da APDC, ex-dirigente socialista, secretário de Estado das Comunicações em 1983-85.

2005 – A atriz e manequim portuguesa Ana Cristina Oliveira vence o prémio de Melhor Atriz no Festival de Bedford, França, pelo filme “Odete”, de João Pedro Rodrigues.

2006 – Hugo Chavéz é reeleito presidente da Venezuela.

2007 – Os venezuelanos recusam a proposta de reforma constitucional, promovida pelo presidente Hugo Chávez e aprovada pela Assembleia Nacional, para aplicar o projeto de um regime de socialismo do século XXI no país.

– Portugal conquista em Banguecoque as primeiras quatro medalhas de ouro em campeonatos do Mundo de Muay-thai, com Fernando Machado (-54 kg Classe B) a arrecadar o primeiro galardão dourado em seniores. Os juniores Diogo Calado (-75), Vera Fernandes (-51) e Catarina Valério (-57) também subiram ao primeiro lugar do pódio.

2008 – O futebolista português Cristiano Ronaldo vence a edição do ano da Bola de Ouro.

2009 – O realizador Roman Polanski é transferido da prisão de Winterthour para a sua casa em Gstaad, numa estância de esqui na Suíça, no âmbito de um caso de abuso de menores nos Estados Unidos que data de 1977.

– Morre, com 70 anos, João Marques de Almeida, jornalista, fundador do Correio da Manhã.

2011 – Morre, aos 93 anos, Artur da Silva Quaresma, antigo futebolista internacional português, que fez a sua carreira integralmente no Belenenses.

2012 – O Ministério da Economia espanhol informa que Espanha solicitou formalmente um apoio da Europa de 36.968 milhões de euros para as entidades bancárias nacionalizadas.

– Samate Mulungu, pintor moçambicano e um dos mais consagrados do país nas artes plásticas, morre aos 73 anos.

2013 – Morre, com 84 anos, Ahmed Fouad Negm, poeta egípcio conhecido pela sua poesia revolucionária e pelas críticas duras aos líderes políticos.

2014 – Em Hong Kong, os três líderes do Occupy Central saem em liberdade uma hora depois de terem entrado voluntariamente na esquadra da polícia para assumirem as consequências pelos protestos pró-democracia. Um deles diz que o movimento Occupy Central vai assumir uma nova abordagem para promover a causa do sufrágio universal, através de ações educativas.

2015 – PS, BE, PCP e PEV chumbam na Assembleia da República a moção de rejeição ao Programa do XXI Governo Constitucional apresentada pelo PSD e o CDS-PP.

– O Reino Unido faz o primeiro ataque aéreo contra o grupo extremista Estado Islâmico na Síria, horas depois de uma votação parlamentar que aprovou este tipo de operação.

– Morre, aos 72 anos, Manuel Pinto Machado, militar, dirigente do CDS-PP.

2017 – Morre, aos 85 anos, Ivan Chermayeff, designer gráfico criador de alguns dos mais conhecidos logótipos a nível mundial, e de um painel de azulejos no Oceanário de Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here