Efemérides – 20 de abril

Principais acontecimentos registados no dia 20 de abril

Hoje é sexta-feira, 20 de abril, centésimo décimo dia do ano. Faltam 255 dias para o final de 2018.

Este dia é dedicado a Santa Inês de Montepulciano, virgem, e à Beata Oda, virgem.

Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 22, às 22:46. O Sol nasce às 06:53 e o ocaso regista-se às 20:18.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 07:07 e 19:27, a baixa-mar às 00:30 e 12:50.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Carneiro, destacando-se Napoleão III (1808), o explorador português Serpa Pinto (1846), o ditador alemão Adolf Hitler (1889), o pintor surrealista espanhol Juan Miró (1893), o músico de jazz Lionel Hampton (1914) e o actor norte-americano Ryan O’Neal (1941).

O que já aconteceu neste dia em…

1314 – Morre, com 50 anos, o Papa Clemente V de Avinhão.

1657 – São garantidos plenos direitos e privilégios aos cidadãos judeus de Nova Amesterdão, atual Nova Iorque.

1846 – Nasce Serpa Pinto, militar e explorador português, responsável pela travessia do continente africano entre Angola e Moçambique.

1889 – Nascimento do ditador alemão Adolf Hitler, em Branau am Inn, Áustria.

1902 – Pierre e Marie Curie isolam o elemento rádio.

1911 – Culminam as alterações significativas ao Direito Civil, empreendidas na I República Portuguesa, com a promulgação da Lei de Separação da Igreja do Estado, da Lei do Divórcio e das Leis da Família.

1920 – Começam em Antuérpia os sétimos Jogos Olímpicos da era moderna. Portugal conquista a medalha de Bronze de esgrima-espada, por equipas.

1940 – Apresentação do microscópio electrónico.

1945 – II Guerra Mundial. O Exército Vermelho entra em Berlim. Forças norte-americanas e britânicas tomam Nuremberga e Estugarda.

1951 – Morre o político italiano Invanoe Bonomi que, no final da II Guerra Mundial, dirigiu o Comité Nacional de Libertação de Itália. Tinha 77 anos.

1957 – Os EUA reiniciam o auxílio a Israel.

1958 – É apresentada a candidatura à Presidência da República Portuguesa de Arlindo Vicente. Um mês depois, o advogado retirar-se-á, a favor de Humberto Delgado.

1968 – Toma posse o primeiro-ministro canadiano Pierre Elliott Trudeau, autor da Carta de Direitos e Liberdades, considerado o mentor do actual Canadá.

1970 – O presidente dos EUA Richard Nixon anuncia a retirada de 150 mil soldados norte-americanos do Vietname.

1972 – O módulo lunar da Apollo-16 desce na Lua.

1980 – As FP-25 lançam um “Manifesto ao Povo Português”, dando assim a conhecer a sua organização.

1983 – Uma fonte da Resistência Nacional de Moçambique, RENAMO, confirma o assassínio do secretário-geral da organização Orlando Cristina.

– O Benfica apura-se para a final da Taça UEFA, o que nenhum clube português tinha conseguido alcançar.

1985 – Carlos Lopes estabelece, em Roterdão, a melhor marca mundial da maratona ao bater em 54 segundos o anterior recorde pertença do britânico Steve Jones.

1987 – A atleta portuguesa Rosa Mota vence, pela primeira vez, a maratona de Boston.

1989 – Centenas de estudantes chineses começam a manifestação na Praça de Tiananmen em Pequim.

1990 – O Grande Prémio de Romance e Novela de 1989 da APE é atribuído ao escritor e diplomata Paulo Castilho, pela obra “Fora de Horas”.

1992 – A escritora portuguesa Fernanda Botelho recebe o Prémio Eça de Queiroz de Literatura pelo romance “Festa em Casa de Flores”.

1993 – O exército norte-americano chega a acordo com o National Institute of Health para colaborar no teste de três vacinas contra a SIDA.

– Morre, com 81 anos, o actor mexicano Mário Moreno, que deu rosto a Cantinflas.

1994 – Paul Touvier, antigo chefe dos Serviços de Informação da milícia pró-nazi francesa, é condenado a prisão perpétua pelo tribunal de Versalhes.

1998 – Morre, com 84 anos, o poeta, ensaísta e diplomata mexicano Octavio Paz, Nobel da Literatura em 1990.

– Apresentação do Windows 98.

1999 – Massacre de Columbine, EUA. Dois estudantes de Columbine tomam a escola, com armas, e matam 12 colegas antes de se suicidarem.

2001 – Morre, aos 54 anos, o maestro italiano Giuseppe Sinopoli, na Deutsche Oper de Berlim, durante a direção de “Aída”, de Giuseppe Verdi.

2003 – O presidente da China, Hu Jintao, demite o ministro da Saúde e o presidente da Câmara de Pequim, por terem ocultado a dimensão da chamada “pneumonia atípica”.

2004 – A operação Apito Dourado conduz à detenção dos presidentes da Liga de Clubes, Valentim Loureiro, do Conselho de Arbitragem, Pinto de Sousa, e do Gondomar SC, José Luís Oliveira, além de outras 13 pessoas.

2005 – A Assembleia da República aprova a proposta de referendo do PS, que prevê a exclusão da ilicitude de casos de interrupção voluntária de gravidez.

– Morre, com 60 anos, Edgar Correia, antigo dirigente do PCP, membro da Comissão Política, expulso em 2002, quando assumiu publicamente a necessidade de renovação comunista.

2006 – É aprovada a Lei da Paridade, na Assembleia da República, após duas horas de polémica, com 122 votos favoráveis, depois de uma primeira votação apenas terem sido apurados 111 votos, insuficientes para a maioria qualificada requerida.

2007 – O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, rejeita a realização de um referendo sobre um novo tratado constitucional europeu.

– Os ministros do Interior da União Europeia chegam a acordo para a criação de equipas de intervenção rápida para actuarem nas fronteiras externas comunitárias em situações de crise, no quadro do combate à imigração ilegal.

– Começa, no Centro Cultural de Belém, a primeira edição de Os Dias da Música, dedicada ao piano, que substitui a Festa da Música, cancelada em 2006.

– O filme “Lisboetas”, do realizador brasileiro Sérgio Tréfaut, vence o Prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema do Uruguai.

– Morre, com 75 anos, Andrew Hill, compositor e pianista de jazz norte-americano, que atuou em novembro de 2006, em Lisboa.

2009 – Gripe A (H1N1). É anunciada uma nova estirpe de vírus da gripe identificada no México e EUA.

2010 – Uma explosão e consequente afundamento da plataforma petrolífera Deep Water Horizon da BP, no Golfo do México, dá origem a uma das maiores catástrofes ambientais de sempre. Causa 11 mortos, vários desaparecidos e a maior mancha de petróleo da história dos Estados Unidos.

– Arrancam, em Atenas, as negociações do pedido de ajuda. Cerca de duas dezenas de técnicos enviados pela Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu começam a negociar com o Governo grego os termos e as condições de um empréstimo internacional.

2011 – É apresentado, em Lisboa, o “Movimento 12 de Março”, designado M12M. Nascido no âmbito do grupo organizador do protesto “Geração à Rasca”.

– Hubert Schlafly, o principal responsável do grupo de engenheiros que inventou o teleponto, morre aos 91. Detentor de 16 patentes relacionadas com a televisão, Schlafly foi também responsável pela invenção do primeiro sistema de televisão por cabo que permitia aos assinantes ver programas a pedido.

2012 – Morrem 138 pessoas, 127 ocupantes de um Boeing 737 da companhia aérea paquistanesa Bhoja e 11 pessoas em terra, na queda de um avião que fazia a rota Karachi-Islamabad, numa zona residencial de Hussainabad, próxima de Islamabad.

– Morre Bert Weedon, guitarrista britânico que inspirou alguns dos melhores e mais emblemáticos guitarristas do mundo. Tinha 91 anos.

2013 – Dzhokhar Tsarnaev, o segundo suspeito do atentado em Boston, Massachusetts, é detido pelas autoridades norte-americanas num bairro da cidade.

– Dirce Navarro de Camargo, considerada a mulher mais rica do Brasil e viúva do fundador do grupo Camargo Corrêa, Sebastião Camargo, morre aos 100 anos.

2014 – António Augustus, estilista português, morre aos 64 anos.

2015 – Morre, aos 87 anos, Pedro Pires de Miranda, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros.

2016 – É publicado em Diário da República um diploma que passa a permitir aos acionistas dos bancos reavaliar os limites em matéria de direitos de voto, pelo menos, a cada cinco anos, que abre caminho à desblindagem dos estatutos no BPI.

2017 – Um polícia é morto e dois ficam gravemente feridos quando um homem dispara contra o veículo em que seguiam na avenida dos Campos Elísios, no centro de Paris. O atacante é morto por outros agentes da polícia francesa e um transeunte é também atingido. O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindica o ataque.

– O Governo aprova o Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária (PENSE 2020), que inclui 108 medidas com o objectivo de reduzir em mais de metade o número de mortos nas estradas portuguesas até 2020.

– O Conselho de Segurança das Nações Unidas adopta uma resolução em que ameaça o regime da Coreia do Norte com novas sanções devido aos testes de mísseis.