Comboio de alta velocidade chinês estreia-se na rota Beijing-Shanghai

 

O comboio de alta velocidade da próxima geração da China, baptizado com o nome de “Fuxing” (“Rejuvenescimento”, em mandarim), estreou-se na passada segunda-feira na rota Beijing-Shanghai.

O modelo CR400AF partiu da estação ferroviária do sul de Beijing às 11h05 para Shanghai. Ao mesmo tempo, o modelo CR400BF saiu da Estação Ferroviária de Shanghai Hongqiao para Beijing.

Os novos comboios de alta velocidade, projetados e fabricados pela China, também conhecidos como unidades múltiplas elétricas (UME), atingem uma velocidade máxima de 400 km/hora e uma velocidade constante de 350 km/hora.

O comboio inclui um sistema de monitoramento sofisticado que constantemente verifica seu desempenho e automaticamente desacelera o comboio em caso de emergência ou condições anormais.

Graças a um sistema de transmissão de dados remoto, um centro de controle poderá monitorizar o comboio em tempo real.

Lu Dongfu, director-geral da China Railway Corp., o operador do novo comboio, disse que o “Fuxing” sustenta o papel exclusivo que a alta velocidade ferroviária desempenha no avanço econômico e social do país.

A China possui a rede ferroviária mais longa do mundo, 22 mil quilómetros até o final de 2016, cerca de 60% do total mundial.

A linha ferroviária Beijing-Shanghai é a rota mais movimentada no país, beneficiando 50,5 mil passageiros diariamente.