Cabo Verde: São Vicente vai ter Terminal de cruzeiros

O terminal de cruzeiros de São Vicente, que se estima que esteja pronto em dois anos, deverá aumentar para 75 mil o número de turistas na ilha. Estas previsões foram anunciadas por Rogério Soulé, engenheiro e director técnico da ENAPOR, que apresentou o projecto do terminal de cruzeiros da ilha de São Vicente, durante a recente assinatura de um donativo de 10 milhões de euros do Fundo Holandês ORIO para a construção da infraestrutura.

Actualmente, a ilha de São Vicente recebe cerca de 48 mil turistas de cruzeiros por ano, mas com o terminal, prevê-se que em 2025, cinco anos após a construção, a ilha poderá acolher cerca de 75 mil turistas de cruzeiros, estimando-se em 200 mil cruzeiristas em 2035.

O terminal de cruzeiros, orçado em 29 milhões de euros, deverá ficar operacional dentro de dois anos, terá 400 metros de cumprimento e 13 de largura, num projecto que terá ainda outros serviços, como um cais para iates de luxo, gare de acolhimento de turistas e parque de estacionamento para táxis e autocarros.

Este projecto é financiado pelos fundos OFID, da OPEC, e ORIO, da Holanda, e pelo Governo cabo-verdiano, que vai ainda disponibilizar mais cerca de três milhões de euros.