Início Economia BTL 2018 ultrapassou todas as  expectativas

BTL 2018 ultrapassou todas as  expectativas

COMPARTILHE

 

A 30ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu na FIL, em Lisboa, foi um verdadeiro sucesso e atingiu valores recordes ao nível da participação de expositores, profissionais do sector e oferta turística junto do público final.

No total, a feira registou um número de 77.000 visitantes, o que confirma o crescimento face ao ano anterior, tendência que se afirma ano após ano. Particularmente durante os três primeiros dias, 39.000 profissionais estabeleceram novos negócios e parcerias, o que representa um aumento de 1.112 profissionais face ao ano passado. Já no fim-de-semana dedicado ao grande público, 38.000 visitantes aproveitaram as promoções e descontos exclusivos na BTL.

A nível de mercado interno, as várias regiões portuguesas e os seus municípios, num total de 50 representações individuais – mais 20 que em 2017, apresentaram o melhor do seu património cultural, étnico e gastronómico. Para além da presença de todas as regiões de turismo nacionais, estiveram em destaque a região do Centro e a Pampilhosa da Serra como Destino Nacional Convidado e Município Nacional Convidado, respectivamente.

Um dos grandes focos da 30ª edição foi o espaço BTL Lab&Trends dedicado à inovação no sector. A primeira edição contou com a participação de 20 startups e 10 techs. Nesta área decorreram ainda pitchs de starups convidadas e de techs, quatro Talks nas quais foram debatidos temas ligados às tendências, inovação e futuro que contaram com oradores convidados de peso e uma assistência vasta.

Os profissionais responderam igualmente de forma muito positiva à BTL Meeting Industry/MICE, o espaço desenvolvido para o sector do Turismo de Negócios e em destaque nesta edição pela dinamização de um programa de Hosted Buyers específicos para os profissionais que nele operam. Esta área reuniu empresas e entidades que promovem as múltiplas ofertas nacionais e que comprovam a excelência e qualidade deste segmento que tem crescido de forma exponencial em Portugal. Destaque ainda para a participação da Bolsa de Empregabilidade, organizada pelo Fórum Turismo 2.1, que apresentou mais de 10000 ofertas de emprego, um acréscimo de cerca de 6000 postos de trabalho face a 2017.

O programa de Hosted Buyers contou com mais de 400 participações de compradores internacionais provenientes 39 mercados, mais nove países comparativamente a 2017,  que realizaram mais de 3.273 reuniões, entre as pré-agendadas e as marcadas na plataforma, com empresas presentes na BTL

Organizada pela FIL, Fundação AIP, a BTL 2018 contou com a participação de 42 destinos internacionais, entre os quais Marrocos, Egipto, Cuba, Argentina, Colômbia, Perú e Brasil que participaram pela primeira vez ou voltaram a marcar presença na feira.