Início B1 ART&TUR acontece em Leiria de 23 a 27 outubro

ART&TUR acontece em Leiria de 23 a 27 outubro

COMPARTILHE

Os melhores filmes de turismo que se produzem em todo o mundo vão ser exibidos em Portugal, durante o Festival ART&TUR, que se realiza em Leiria, de 23 a 27 de outubro.

Este ano, as inovações são muitas e extravasam as secções competitivas, tornando o festival num evento ainda mais rico e multifacetado. A grande novidade é o ART&TUR Factory. Uma iniciativa que vai trazer realizadores a Portugal com o objectivo de filmarem e produzirem pequenos filmes que serão exibidos numa sessão especial do certame. Os filmes, com a duração de 2 a 3 minutos, serão rodados em aldeias do Centro de Portugal integradas nas redes das Aldeias Históricas de Portugal e das Aldeias de Xisto.

Desta forma, o Festival ART&TUR irá contribuir para a afirmação institucional da Centro de Portugal Film Commission, entidade recentemente criada com a missão de captar para esta região projectos cinematográficos e audiovisuais e criar as condições adequadas para posicionar o Centro de Portugal como uma referência “film friendly” a nível mundial. A passagem do Festival ART&TUR para a região Centro é, precisamente, o primeiro resultado da colaboração entre o Turismo Centro de Portugal (TCP) e a Centro de Portugal Film Comission.

O Festival ART&TUR estrutura-se em três áreas complementares. O ART&TUR Contest, que consiste no festival de cinema propriamente dito e que inclui duas secções competitivas (“Tourfilm” e “Doc”); o ciclo de palestras e workshops com convidados nacionais e estrangeiros; bem como o ART&TUR Factory.