ARPTC: órgão sociais reeleitos para novo mandato

Foram eleitos hoje os órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC) para o triénio 2019-21. A ARPTC é uma entidade público-privada, sem fins lucrativos, que se destina à promoção externa do território do Centro de Portugal.

As eleições decorreram no Viseu Welcome Center, tendo concorrido apenas uma lista, liderada pelo anterior presidente, Pedro Machado, que foi assim reeleito no cargo para mais três anos. Como vice-presidente continua igualmente Jorge Loureiro. Paulo Fernandes foi reconduzido como presidente da Assembleia-Geral.

A estratégia para 2019-2021 apresentada pela lista candidata foi validada pelo universo eleitoral, constituído pelos membros da assembleia geral da ARPCT. Os princípios em que assenta a estratégia têm como eixo fundamental impulsionar a região Centro de Portugal como um território em afirmação turística. Nesse sentido, um dos objectivos expressos consiste em alavancar o desenvolvimento turístico da região, de forma a aumentar o número de hóspedes e a estada média.

A ARPCT sublinha que a procura turística da região Centro de Portugal está, em grande medida, relacionada com o mar, o ‘touring e as actividades relacionadas com o bem-estar e a natureza. Na oferta associada ao ‘touring’, a ARPCT considera ser de particular relevância a melhoria da experiência turística no património edificado, em particular dos quatro sítios/monumentos Património Mundial, bem como a valorização do património associado a contextos paisagísticos. A oferta de surf é muito relevante e agrega valor a toda a região, pelo que se justifica que seja uma âncora, sustenta também a ARPCT.

São três as principais Linhas de Orientação Estratégicas e Operacionais apresentadas pela candidatura. A primeira incide no desenvolvimento de produto relacionado com as actividades de natureza, como ‘walking’, ‘cycling’ e actividades náuticas, designadamente as que se realizam em albufeiras e rios, que têm uma grande procura internacional e que permitem disseminar fluxos turísticos para o interior da região.

A segunda Linha de Orientação destaca o Turismo Religioso, com a consolidação dos eixos Fátima e Caminhos de Santiago, bem como a valorização e promoção do património judaico. A terceira pretende propiciar a inclusão de acções de captação de turismo M&I (reuniões, conferências e grandes eventos internacionais) para a região. Neste âmbito a constituição de um Convention Bureau com uma participação activa da ARPCT é determinante.