COMPARTILHE

A Associação Geoparque de Arouca (AGA) lança amanhã, sábado, um novo programa de percursos interpretados na aldeia da Castanheira e um serviço de aluguer de bicicletas na serra da Freita e no centro histórico da sede do município.

No primeiro caso, as visitas integram o projecto Castanheira+, que envolve experiências orientadas através do povoado onde existem as formações de granito modular conhecidas como “pedras parideiras” para além de outros motivos de interesse

Já o serviço GeoBike disponibiliza um total de 15 bicicletas que podem requisitar-se para passeios autónomos ou para percursos orientados por técnicos da AGA em dois locais diferentes do concelho, que distam entre si cerca de 20 quilómetros: a Casa das Pedras Parideiras, também na aldeia da Castanheira, e o centro histórico de Arouca, na sede do concelho.

Durante o mês de fevereiro, o programa Castanheira + será dedicado ao tema Neve, o que abrange um percurso interpretado sobre o inverno já este sábado, com início na Casa das Pedras Parideiras, e no dia 23 um ateliê infantil sobre Ciência na Neve e uma observação panorâmica do Crepúsculo, ambos no Radar Meteorológico de Arouca.

A participação nessas actividades terá um custo de dois euros por pessoa, mas é gratuita para crianças até aos oito anos, implicando sempre inscrição prévia através do site do geoparque.

As GeoBikes, por sua vez, quando usadas em formato autónomo, estarão disponíveis a preços entre os seis euros por hora, em caso de aluguer por um único utilizador, e os 45 euros por dois dias, quando requisitadas por um grupo de cinco ciclistas.

Já os ‘tours’ de bicicleta orientados por um guia da AGA custarão dez euros para adultos e cinco para crianças dos 6 aos 11 anos de idade, sendo que o preço inclui sempre seguro.

O percurso inaugural das visitas interpretadas em GeoBike realiza-se no próximo sábado no centro histórico de Arouca e está reservado a convidados, mas no domingo há outro aberto ao público em geral, também com início na Praça Brandão Gomes.

A experiência repetir-se-á em cada primeiro domingo de cada mês, começando a 03 de março na serra da Freita, onde os percursos terão cerca de dez quilómetros, e intercalando-se sucessivamente com o percurso no centro de Arouca, onde os ciclistas devem contar com oito quilómetros.