COMPARTILHE

Decorre hoje, às 15h30, a apresentação do programa “Aprendizagem dá Emprego”.  Um projecto-piloto organizado pela APHORT – Associacção Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo em colaboração com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, que pretende, através da formação em contexto real, qualificar os candidatos.

A novidade prende-se com o facto de serem as próprias entidades empregadoras a responsabilizarem-se pela formação aos candidatos. Isto é possível porque a a componente pratica da formação é dada em contexto real de trabalho, por um tutor designado por cada uma das empresas em questão. A componente teórica fica a cargo do IEFP, sendo o programa formativo adaptado de acordo com necessidades concretas identificadas pelos associados da APHORT. Já o IEFP fica responsável pela formação pedagógica dos tutores das empresas.

O programa terá uma duração de três anos e as primeiras acções vão focar as áreas de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar.

Entre as entidades que ir\ao formar os primeiros candidatos contam-se alguns dos principais hotéis do Grande Porto. Entre os nomes podem-se encontrar Sheraton Porto Hotel & Spa; Porto Palácio Hotel Congress & Spa; Crowne Plaza Porto; Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas; The Yeatman; The Artist Hotel; The House Ribeira Hotel; Holiday Inn Porto Gaia. A estas empresas cabe não só o recrutamento e selecção dos formandos, como irão atribuir uma bolsa a todos os participantes no ultimo ano de aprendizagem e ainda de empregar os candidatos que concluam a formação com aproveitamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here