Início B4 AHRESP promove gastronomia portuguesa

AHRESP promove gastronomia portuguesa

COMPARTILHE

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai trazer a Portugal mais de 30 jornalistas, bloggers e críticos gastronómicos estrangeiros que irão descobrir Portugal no âmbito do programa Taste Portugal, da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo.

Até 27 de abril, os participantes de cinco mercados internacionais (França, Reino Unido Espanha, Alemanha e Brasil) partirão à descoberta do Alentejo, Centro, Porto e Norte, numa experiência pelos sabores típicos de cada uma destas regiões.

A viagem começa no Alentejo com a visita a um montado, em Montemor-o-Novo, com passeio pelos campos, passagem por Évora para descobrir o património cultural e gastronómico. Do Alentejo, partem para o Fundão com passagem pela Aldeia de Alcongosta, passeio pelos cerejais e irão ainda acompanhar um rebanho de ovelhas e experienciar a ordenha e a feitura do queijo. No último dia, os participantes têm a oportunidade de visitarem o Museu do Côa e uma das quintas mais famosas da região do Douro, provas de azeites, vinhos e queijos.

Recorde-se que o Taste Portugal tem como objectivo promover a gastronomia portuguesa e a internacionalização das empresas portuguesas e apoiar e certificar os restaurantes portugueses no estrangeiro, representativos da nossa cultura gastronómica e que desempenham um papel importante na divulgação do destino Portugal.

Numa primeira fase, o programa já permitiu a identificação de cerca de 500 e a qualificação de cerca de 100 restaurantes em seis países – Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Brasil e Canadá, e não só divulga estes restaurantes, através da plataforma gastronómica mas também constitui um repositório de informação, produtos e receituário sobre a gastronomia nacional, reforçando a sua notoriedade enquanto marca de excelência.