Açores vai recuperar duas antigas locomotivas

 

A Portos dos Açores e a Direcção Regional da Cultura estão a elaborar um estudo conjunto para definir o programa museológico que abrange a recuperação de duas antigas locomotivas, elementos importantes da história da cidade de Ponta Delgada.

Este projeto não está de lado e há unanimidade em desenvolver um projeto museológico ‘in situ’, afirmou o director regional da Cultura, Nuno Lopes, explicando que já foi realizada uma visita ao armazém e estabelecido um trabalho comum com vista à futura elaboração de um projecto museológico, mas disse que actualmente não é possível avançar com datas para o início da execução do projecto, uma vez que existem outras prioridades aprovadas pelos programas operacionais comunitários.

Em causa está a recuperação de duas locomotivas a vapor de origem inglesa, que foram utilizadas no início do século XX na construção do Porto de Ponta Delgada e posteriormente nas obras de prolongamento daquela infraestrutura e da Avenida Infante D. Henrique, na ilha de São Miguel.

O director regional da Cultura assegurou que as duas locomotivas, que fazem parte da história de Ponta Delgada, não estão a degradar-se e estão bem conservadas.