Companhias aéreas mais “pet-friendly”

A eDreams realizou um estudo (http://blog.edreams.pt/viajar-com-animais-em-aviao) para observar que companhias aéreas permitem viajar acompanhado pelo seu animal de estimação.

Cada vez mais integrados nas famílias portuguesas, os animais de estimação são uma fonte de prazer e companhia. Contudo, nem sempre é fácil viajar com os fiéis companheiros durante as férias, especialmente quando se trata de viagens de longo curso.

Aviao-1Hoje em dia são já várias as companhias aéreas que permitem levar consigo o seu animal de estimação. Se por um lado, algumas companhias como a Ryanair e easyJet apenas permitem a entrada no avião de cães-guias, e em rotas específicas, outras como a Ibéria, a TAP Portugal e a transavia consentem a entrada de animais de estimação como cães, gatos, furões, tartarugas e pássaros, sendo o transporte realizado na cabine ou no porão, consoante o tamanho e peso do animal.

No estudo agora revelado pela eDreams, também outras companhias como Air Europa, Vueling.com, Lufthansa, Air France, British Airwais permitem a um passageiro voar acompanhado do seu animal de estimação.

Apesar de algumas destas companhias de voos apenas permitirem o transporte de cães e gatos, são já algumas as empresas que optam por alargar este tipo de transporte a outro tipo de animais, também considerados como domésticos, como é o caso da Air Europa e Vueling.com que permitem ainda o transporte de tartarugas, pássaros, peixes e roedores.

Contudo, para que a viagem decorra na perfeição, a eDreams aconselha-o a reservar com a devida antecedência.

Independentemente de qual o local onde o seu animal de estimação viaje (cabine ou porão), a eDreams recorda-o de que é sempre necessária a utilização de uma transportadora, de acordo com as medidas e peso estabelecidas pela companhia pela qual viaja.

Passaporte do animal de estimação

Viajar com um animal de estimação é hoje mais fácil. No entanto, existem algumas regras a ter em conta quando planeia uma viagem com o seu fiel companheiro. Qualquer animal de estimação deve sempre fazer-se acompanhar do “passaporte para animais de companhia”, que pode ser obtido junto de qualquer veterinário.

Neste passaporte deve constar toda a informação do animal de estimação, nomeadamente dados de nascimento, informação sobre vacinação, em especial contra a raiva, e eventuais doenças.