Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária em Lisboa

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, faz hoje a apresentação da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária, em evento que decorre na Gare Marítima de Alcântara, às 14H30. A presidente do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, fará a apresentação dos projetos de investimento para o Porto de Lisboa. Na sessão vão ser detalhadas e debatidas as principais apostas do Porto de Lisboa para atingir os objetivo de crescer 49% até 2026. O investimento previsto para suportar este crescimento é de 746 milhões de euros.
Os resultados dos primeiros dois meses abrem perspetivas otimistas ao Porto de Lisboa.
A recuperação, nas mercadorias, começou a fazer-se sentir no segundo semestre de 2016, período em que os armadores começaram a retomar as escalas em Lisboa, com grande parte dos serviços de linhas regulares que acostam no Porto de Lisboa a aumentarem as suas movimentações. Salientamos a título de exemplo o acréscimo nos serviços adstritos a linhas da OPDR – armador historicamente presente em Lisboa – Nile Dutch – armador holandês historicamente ligados ao mercado africano – bem como a Maersk – um dos maiores players mundiais do Shipping.
Já no início deste ano, o Porto de Lisboa recuperou também o serviço de linha da Cosiarma – Central America Mediterranean Service, um armador que escalou Lisboa durante 18 anos e que regressou devido à paz social que voltámos a ter no Porto de Lisboa.
A partir de Abril próximo chega ao Porto de Lisboa uma nova linha, intercontinental, da maior aliança marítima do mundo – Ocean Alliance – que integra o Grupo CMA CGM, COSCO Container Lines, Evergreen Line e Orient Overseas Container Line.