TUR4all para planear experiências de turismo acessível

No mundo, uma em cada três pessoas tem necessidades especiais de acessibilidade, sejam elas definitivas ou temporárias. Em Portugal, existe cerca de um milhão de pessoas com necessidades específicas, 2,5 milhões de seniores, 550 mil crianças com menos de 5 anos de idade e outros milhares de pessoas com limitações temporárias ou definitivas.
Numa acção conjunta, a Accessible Portugal, a Fundação Vodafone Portugal e o Turismo de Portugal com o apoio da ENAT – European Network for Accessible Tourism, em colaboração com a PREDIF em Espanha, convergiram vontades no sentido de criarem a primeira plataforma ibérica na área do turismo acessível, a TUR4all.
Trata-se de uma plataforma dinâmica que permitirá uma consulta à oferta turística de Portugal e Espanha, disponibilizando informação objectiva e actualizada sobre as condições de acessibilidade para todos nos hotéis, monumentos e museus, a existência de transportes adaptados, restaurantes com menus em braille, entre outras.
Em Portugal a plataforma TUR4all está a ser desenvolvida, estará disponível a partir do próximo mês de setembro, através de website e aplicação móvel e possibilitará a divulgação da oferta turística acessível para todos. Incluirá informação objectiva analisada por especialistas em acessibilidade para todos, avaliada e comentada pelos próprios utilizadores.
Esta plataforma visa permitir que cada pessoa possa decidir sobre quais os locais que considera mais acessíveis face às necessidades especiais que tem em determinado momento e, assim, consiga viajar e desfrutar das melhores experiências turísticas, participando nas actividades de lazer. Na TUR4all o utilizador vai conseguir comentar, pontuar e recomendar cada uma das unidades e serviços disponibilizados, ou guardá-los como favoritos. Será, ainda, possível comunicar com outros utilizadores que tenham o mesmo tipo de interesses ou necessidades específicas