Está aqui
Solução Montijo para suportar o crescimento de tráfego em Lisboa

Solução Montijo para suportar o crescimento de tráfego em Lisboa

O Acordo de Concessão entre o Governo e a ANA prevê o início do processo de expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa.
De acordo com o Contrato de Concessão, a ANA sugeriu uma alternativa para desenvolver a capacidade do aeroporto de Lisboa. O processo de pedido e atribuição de slots em Lisboa aponta para a continuação de forte crescimento em 2017, confirmando a urgência no desenvolvimento de medidas para expandir esta capacidade aeroportuária.
Consequentemente, foi ontem assinado o Memorando de Entendimento entre o Governo e a ANA que estabelece uma solução integrada que inclui um novo Plano Director para o aeroporto Humberto Delgado poder atingir a sua capacidade máxima e permitir a sua competitividade enquanto hub internacional e a utilização para voos civis da Base Aérea do Montijo como capacidade complementar.
O Plano Diretor que está a ser desenvolvido pela ANA, juntamente com as demais partes interessadas, permitirá expandir a capacidade do sistema aeroportuário, acompanhando o desenvolvimento estratégico das companhias aéreas.
Quanto à capacidade complementar, o Governo reconhece o Montijo como a solução mais vantajosa para a capacidade aeroportuária adicional e a ANA compromete-se a desenvolver os estudos adicionais necessários, em colaboração com as diversas entidades, como os municípios e a Força Aérea.
Estes estudos referem-se, por exemplo, à necessidade de garantir o uso militar e civil no Montijo, à análise dos impactos ambientais e à identificação das necessárias acessibilidades para garantir a correta integração da infraestrutura.
Vários estudos já foram realizados e todos eles, incluindo os estudos técnicos encomendados pela ANA ou NAV, concluíram pelas vantagens do Montijo em relação às opções alternativas. Um grupo de trabalho estabelecido pelo Governo concluiu também a favor da validade e capacidade desta solução em termos de navegação aérea civil.

Share this:

Posts relacionados

Deixe Comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial