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Portugueses procuram mais o sol e praia no Brasil

Portugueses procuram mais o sol e praia no Brasil

O instituto de turismo brasileiro também indicou que, para os portugueses, a imagem do Brasil está consolidada como destino de sol e praia, rico em natureza e em opções turísticas.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo sobre o turismo internacional recepcionado no Brasil em 2015, dentre os portugueses que foram ao Brasil a lazer, aproveitar o sol e a praia (64,6%) foi o principal motivador da viagem, seguido da cultura (18,7%), e do ecoturismo e aventura (14,3%).
Para esses turistas portugueses, o Rio de Janeiro (43,9), São Paulo (12,2%), Salvador (8,4%) e Fortaleza (6,7%) foram os destinos mais procurados.
Segundo a Embratur, outro dado relevante diz respeito ao grau de satisfação dos portugueses que visitam o Brasil: 76,5% avaliaram que a viagem superou ou atendeu plenamente as expectativas e 94,6% manifestaram o desejo de regressar ao país.
Desde 2008, a oferta de voos directos a ligar os dois países aumentou oito por cento e a oferta de lugares subiu 22,56%.
Actualmente, existem 69 voos semanais a ligar duas cidades portuguesas (Porto e Lisboa) a onze destinos brasileiros (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Porto Alegre e Belém).
A Embratur mantém, em Portugal, um escritório de turismo, cuja principal finalidade é conhecer os operadores de turismo, agentes de viagens e companhias aéreas do país para que, com base nas informações reunidas, realize acções promocionais focadas no mercado português.
Em 2016, os investimentos do instituto brasileiro em promoção turística em Portugal somaram aproximadamente 1,5 milhões de euros.
No Brasil, segundo a Embratur, o setor de viagens e turismo atravessa uma fase de franco desenvolvimento estrutural, sobretudo pelos avanços em infraestrutura e da qualificação dos destinos para que o país pudesse receber o Mundial de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos e Para-olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016.
Como resultado, o Brasil registou recorde na entrada de turistas estrangeiros em 2016 e chegou a 6,6 milhões de visitantes, número que representa um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior.
No total, os estrangeiros investiram 6,2 mil milhões dólares (5,8 mil milhões de euros) na economia brasileira, montante 6,2% maior que os 5,84 mil milhões de dólares (5,47 mil milhões de euros) gastos em 2015.

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