Viana do Castelo tem hotel geriátrico de 5 estrelas

 

A Casa dos Malafaias, uma casa do século XVIII, em pleno centro histórico de Viana do Castelo, abriu portas como hotel geriátrico de 5 estrelas – o HG Residences -, o primeiro no Alto Minho, num investimento de seis milhões de euros, sem qualquer investimento comunitário.

Com capacidade para acolher 45 hóspedes, o equipamento, licenciado como ERPI (Estrutura Residencial para Idosos) tem, neste momento, uma taxa de ocupação de cerca de 40%, a maior parte de Viana do Castelo.

– Além do mercado local, onde a taxa de ocupação inicial está dentro das expectativas, pretendemos, rapidamente, alargar a nossa oferta ao mercado nacional e, sobretudo, ao mercado internacional, em especial aos países nórdicos. Através do estabelecimento de parcerias e desenvolvimento do nosso conceito enquanto produto turístico inovador e diferenciado, explicou Andreia Ferreira, directora da unidade.

O equipamento, que incluiu a reabilitação de um edifício emblemático em pleno centro histórico da cidade, datado do século XVIII, e a construção de um outro de apoio dispõe de 25 quartos, individuais, de casal e duplos, representando um alojamento total previsto de 45 utentes. Os preços dos quartos oscilam entre os 1.400 e os 2.800 euros, dependendo da localização.

Vocacionado para idosos com poder de compra médio/alto, a unidade hoteleira, conhecida localmente como a Casa dos Malafaias, dispõe de serviços que um hotel comum presta aos clientes com a vantagem de ter associado serviços de apoio geriátrico.

O investimento total beneficiou de uma isenção de Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT) e de uma redução, em 50%, das taxas municipais por se tratar de uma intervenção de regeneração urbana de um imóvel situado no centro histórico de Viana do Castelo reabilitação concedidos pela Câmara Municipal.