Gastronomia e Vinhos Viseu Dão Lafões distinguem vencedores

 

Qualificação, formação, investimento e apoio das entidades e comunidade de Viseu foram as metas importantes, segundo a secretária de Estado do Turismo, necessárias para que o sector gastronómico e da restauração continue a crescer e receber os turistas que visitem as cidades do distrito de Viseu.

Este é um resumo das palavras da Ana Mendes Godinho, durante a cerimónia de entrega de diplomas e placas para 29 restaurantes vencedores do Programa “Seleção Gastronomia e Vinhos Viseu São Lafões” que se realizou no Teatro Viriato de Viseu.

Nas intervenções de Jorge Loureiro (AHRESP), Pedro Machado (presidente da ERT do Centro) e Almeida Henriques (presidente da CM de Viseu), foi considerado que tanto a gastronomia como a restauração do distrito de Viseu, tem uma grande qualificação nos serviços envolvidos, trazendo o aumento do fluxo de visitantes para conhecer a gastronomia regional das cidades do distrito.

Segundo ainda o Jorge Loureiro, o programa tem o propósito de afirmar o Património Gastronómico Português como Produto Turístico, convertendo-o num elemento diferenciados e transformando-o num verdadeiro produto estratégico e competitivo para as empresas de restauração e para a região.

Este programa foi promovido pela AHRESP e teve o apoio da ERT Centro de Portugal, da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões e da Câmara Municipal de Viseu.

Receberam distinção todos aqueles restaurantes cujo serviço e desempenho cumpriram critérios de qualidade verificados pelas equipas auditoras, no domínio gastronómico, técnico e de serviço. Para além do diploma receberam uma placa de divulgação para ser afixada no exterior.

A cerimónia de entrega dos prémios, muito participada, foi presidida pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Vital F. Salles