Verão 2017 excepcional a Norte

O Porto e Norte de Portugal chega ao final de agosto com cerca de 5 milhões de dormidas (4,652 milhões), mais 528, 5 mil do que em 2015. A manter-se a tendência, o destino chegará ao final do ano com 6,6 milhões de dormidas, num resultado que o Presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) entende como “excecional”. Os dados revelados agora pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam ainda “outras notas positivas”: em agosto o Porto e Norte foi o destino com maior crescimento continental na taxa de ocupação (64%) passando de 1,4 para 2,1; o território teve a maior subida nacional nos proveitos por aposento (18,5%). Agosto também trouxe mais espanhóis ao Porto e Norte: continua a ser o principal mercado emissor e teve este mês crescimento de cerca de 10%

TPNPNo Porto Welcome Center (PWC) foram atendidos de forma presencial 2500 turistas sendo os franceses (458) os que representam o maior número de visitantes, seguidos dos espanhóis (408) e dos alemães (236) em termos europeus.

Em termos de turistas fora da Europa, destaca-se um grande número de turistas dos Estados Unidos (144), seguido do Brasil (111) e Canadá (52).

O PWC contabilizou um número total de entradas de 13 mil. Dessas, excetuando o dia da inauguração, a 27 de setembro, que registou 4037 entradas, registou-se, em 14 dias, um total de 8787 entradas na Loja. Da análise do período de estada na região há a salientar um elevado número de turistas que passam mais de 4 dias na região. Os produtos mais procurados pelos turistas são City Short Breaks e Touring Cultural assim como um grande número de pedido de eventos.

Verifica-se um aumento significativo de 8% entre os meses de setembro de 2015 e 2016 no total de visitantes (de 24218 vs 26192). No topo das nacionalidades que procuram o Porto e Norte a França (com aumento de 22% em relação ao ano anterior), Espanha e Alemanha, que ultrapassa o mercado britânico, agora em 4º lugar com -11% do que o ano passado.

Prossegue o aumento registado nos meses anteriores de turistas nacionais provenientes de Lisboa, Faro e Ilhas, em city short break (+13%).

Aumento significativo de turistas provenientes do Leste Europeu, com a introdução de mais uma rota da WizzAir, desta vez entre o Porto e Budapeste, a partir do dia 2 de setembro.

Observa-se uma variação positiva de 8% no total dos produtos estratégicos com destaque para o Turismo de Negócios/MICE com mais 22% do que no ano anterior (Congressos, Feiras e Incentivos diversos, usuais nesta altura do ano), seguido dos produtos Eventos com 11% (Eventos desportivos na sua maioria, com especial destaque para o jogo FCP vs Copenhaga e a Meia Maratona do Porto). Maior procura de programas de degustação de vinhos e visita a Quintas de produção de Vinhos do Porto e outros, daí o aumento em 10% do produto Gastronomia e Vinhos, acompanhado na mesma percentagem pelo Touring Cultural ao qual este tipo de programa geralmente se associa.

Estada entre os 2 e 3 dias são os períodos com maior procura, registando-se no entanto um aumento relativamente ao ano anterior nas estadas mais prolongadas.

A hotelaria tradicional mantem-se no topo, embora seguida de perto pelo Alojamento Local (Hostels, Guest Houses, Apartamentos) com tendência a crescer relativamente ao período homólogo (+ 8%).