Dormidas de estrangeiros em alta no Algarve

 

A hotelaria do Algarve registou cerca de três milhões de dormidas em agosto, valor que representa 0,7 por cento a mais em relação ao mesmo mês do ano anterior, acaba de revelar o Instituto Nacional de Estatística (INE). Dessas dormidas, dois milhões foram realizadas por turistas lagos-natacaoestrangeiros (+7,5 por cento) e um milhão por residentes (-10,6 por cento).

Os resultados preliminares dos primeiros oito meses do ano revelam a crescente procura do destino pelos estrangeiros. Dos 13 milhões de dormidas acumuladas entre janeiro e agosto na região (+8,0 por cento), 10 milhões referem-se a pernoitas de turistas estrangeiros, um milhão de dormidas a mais do que no período homólogo (+11,7 por cento).

Ainda segundo o INE, em agosto o número de hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros do Algarve fixou-se em 588 mil (-0,7 por cento), face ao mesmo mês do ano passado, enquanto no período de janeiro a agosto registaram-se 2,8 milhões de hóspedes (+9,1%). Quanto aos proveitos totais, cresceram 10,7 por cento em agosto, para mais de 193 milhões de euros, sendo o valor acumulado desde o início do ano cerca de 562 milhões de euros (+17,8 por cento).