Neste outono os portugueses optam pelas city-breaks

 

A eDreams acaba de apresentar um estudo onde revela quais os destinos mais visitados pelos turistas nacionais neste outono, tendo por base as reservas efetuadas pelos entre 21 de setembro e 22 de dezembro de 2016. Londres, Paris e Ponta Delgada são as cidades mais visitadas nesta época do ano.
londres-paris-300Nos dois primeiros lugares do top de cidades mais procuradas pelos portugueses nesta época do ano, com 9% e 8%, as capitais inglesa e francesa assumem lugar de destaque. Já em terceiro lugar, surge a cidade açoriana de Ponta Delgada, que este ano se tem vindo a destacar, assumindo uma maior procura pelos turistas lusos. Barcelona, Amesterdão, Funchal, Roma, Milão, Lisboa e Bruxelas completam este ranking.

Com 16% do total de reservas, Portugal continua a ser a preferência dos turistas nacionais – com três cidades no top 10 de destinos mais procuradas: Ponta Delgada, Funchal e Lisboa – seguido do Reino Unido e França, com 11% e 10% respetivamente, em segundo e terceiro lugar. 
ponta-delgada-300
Ao comparar com os dados de reservas de 2015, verifica-se uma subida dos destinos nacionais no ranking eDreams, com Ponta Delgada a surgir destacada, na terceira posição, em 2016, quando em 2015 não se encontrava listada no top dez de destinos preferidos dos portugueses.

Com uma clara preferência por voos domésticos – 64% – os turistas lusos têm como principal cidade de saída as cidades de Lisboa, Porto e Faro, sendo a primeira responsável pelas partidas de 67% dos viajantes e as restantes de 27% e 2%.

O estudo revela ainda que, nas datas identificadas, 38% dos portugueses opta por permanecer 3 a 4 dias fora de território nacional, enquanto 20% escolhe uma estada mais alargada de 11 dias. O custo médio para voos neste período ronda os 116€ por pessoa.

Esta análise revela também que 108 dias é a média de antecedência com que, por norma, os portugueses reservam as suas férias. Já no que respeita às reservas para esta época do ano, a média fixou-se em 77 dias, com grande parte das férias de outono a serem reservadas em pleno verão.