O ALGARVE DE HÁ 75 ANOS

—————————————————————–

A abordagem de hoje, talvez por ser sexta-feira, não transmite nenhuma opinião nem considerandos. Deixo isso ao vosso critério.

Numa das minhas incursões pelos ”alfarrabistas” de rua descobri um livro de viagens, um roteiro sobre as muitas localidades algarvias, editado pelo SNI do Estado Novo.

O livro começou a ser escrito, segundo o seu autor, A.H. Stuart, em 1941, há uns 75 anos!, e tem ilustrações da pintora e ilustradora Maria Keil do Amaral.

Para além da informação que sempre é agradável de ler mais que não seja para fazer uma comparação com os dias de hoje, tendo por fundo, logicamente as épocas políticas, apresenta um apêndice com informações diversas, como a moeda de então – o escudo, lembram-se? -, serviços dos CTT – com os preços dos selos e cartas, e uma explicação breve sobre a língua portuguesa e as palavras mais usadas em diversas situações: caminhos de ferro, táxis, condução e viaturas, hotéis, restaurantes, alimentação (carnes, peixes e legumes), banhos e praia, generalidades e, pasme-se, o rol da roupa suja!

O roteiro “abre-se” com uma descrição geral do Algarve e a maneira como lá chegar – comboio (o bilhete de 1ª classe custava 110$00), automóvel, autocarro e … hidrovião! -, sendo descritos todos os passos à partida, passo a citar, a ferry-boat leaves Terreiro do Paço on the Tagus near Praça do Comércio (Black Horse Square) and reaches Barreiro, the railway station on the other side of the river.

O Rápido tem um “Wagon Restaurant Car” onde uma boa refeição pode custar uns … 25$00 (€ 0,125). Outra referência é o facto do “ordinary train” demorar umas … nove horas (com sorte!).

Depois, em três capítulos distintos, fala-se dos nomes das terras algarvias e ainda dos “Recursos e Indústria” e do “Turismo” – tema que abordarei com mais pormenor num próximo futuro – do Algarve de então.

O livro “Algarve”, que se pode considerar uma edição de bolso, tem 70 páginas e ilustrações, a preto e branco, e assenta sobretudo num conjunto de excursões, quer no Sotavento, quer no Barlavento algarvio.

Uma sugestão para a dinâmica RTA: recuperar algumas destas excursões tal e qual como então eram feitas.

Como pretendo escrever ainda mais sobre este tema, fecho com “chave de ouro”. Uma relação das despesas mensais para dois turistas no Algarve que, no total, atingem os 3.435$00. Ou seja, uns €17,00!

despesas

One Comment on “O ALGARVE DE HÁ 75 ANOS”

  1. Preciosidades.
    Tempos em que tudo obedecia a tabelas promulgadas pelo Estado. Tempo do BA (Boletim de Alojamento) ser debitado ao cliente por 7$50; Tempo em que ao total da factura eram somados os valores equivalentes a 10% para o Serviço e 3,1% para o Turismo (Taxa Turística oficial no continente, ilhas e províncias ultramarinas.

Comments are closed.