Operadores turísticos da APAVT compensam clientes prejudicados

 

Considerando os efeitos devastadores da greve levada a cabo no passado dia 27 de agosto nos aeroportos nacionais, foi decidido pela Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e pelos seus operadores turísticos, compensar os clientes finais, através das Agências de Viagens, da totalidade do valor dos serviços não utilizados. Uma atitude inédita no setor das Viagens e Turismo.

PedroCostaFerreira-3Esta compensação, pelo elevadíssimo montante global que representa, na ordem do meio milhão de Euros, será levada a cabo através da emissão de vouchers em nome dos clientes afetados, no exato montante não utilizado, que estes poderão utilizar, no prazo de um ano, única e exclusivamente nas agências de viagens onde originalmente adquiriram os respetivos serviços.

Apesar de todos termos a consciência de que esta contrapartida não é legalmente exigível aos operadores turísticos e às agências de viagens, a magnitude do problema, a defesa intransigente dos interesses dos viajantes e a própria credibilidade do setor, levaram a que a APAVT e o seu Capítulo de Operadores tivessem decidido por esta solução, afirma o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira.

A APAVT regozija-se pelo elevado sentido de responsabilidade dos operadores turísticos que a integram e que a acompanharam nesta solução, a qual permite o reforço da confiança no setor da operação e distribuição, sublinha o poder de autorregulação e o sentido de responsabilidade da iniciativa privada.